Perder apenas um grama de gordura pode curar a diabetes tipo 2

Um novo estudo britânico afirma que a diabetes tipo 2 pode ser derrotada apenas perdendo um grama de gordura. O problema é que essa gordura tem que vir do pâncreas.

A investigação não tem implicações para as pessoas com diabetes tipo 1, em que o pâncreas é danificado pelo próprio sistema imunológico do corpo, mas pode dar origem a um novo medicamento ou tratamento para a diabetes tipo 2.

Cientistas da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, mostraram que a diabetes tipo 2 é causada pelo entupimento de gordura no pâncreas. Quando esta gordura desaparece, o mesmo acontece com a doença.

O pâncreas é um pequeno órgão que fica atrás do estômago e bombeia a insulina necessária para manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.

Na diabetes tipo 2, não é produzida insulina suficiente, e quando é, não funciona de forma adequada.

A diabetes tipo 2, que está em ascensão devido à obesidade e ao aumento de gordura nas pessoas, é muitas vezes controlada inicialmente com uma dieta rigorosa e exercício físico.

Ainda assim, muitos pacientes vêem a sua saúde piorar ao longo do tempo e, eventualmente, precisam de comprimidos ou injeções de insulina para sobreviver.

Os diabéticos são mais propensos a desenvolver doenças cardíacas, cegueira, doença renal e danos nos nervos e no sistema circulatório, o que na pior das hipóteses pode levar a amputações.

Para analisar o papel da gordura na diabetes, os investigadores britânicos analisaram a saúde de 27 homens e mulheres obesos que foram submetidos a uma cirurgia de perda de peso.

Dois terços dos participantes tinham diabetes e não estavam a produzir insulina suficiente.

De acordo com os resultados do estudo, todos os participantes perderam peso após a operação, mas apenas os diabéticos perderam gordura do pâncreas.

Perderam um pouco menos de um grama, em média. Apesar de ser pouco, foi o suficiente.

Mais do que isso. oito semanas após a operação, a produção de insulina tinha voltado ao normal, ou seja, a diabetes dos participantes tinha desaparecido.

Os cientistas acreditam que eles podem ficar livres da doença, sem necessidade de medicamentos para a controlar, por um período de até 20 anos.

“Para as pessoas com diabetes tipo 2, perder peso permite-lhes drenar o excesso de gordura do pâncreas, fazendo com que a sua função volte ao normal”, diz o professor Roy Taylor, um dos autores do estudo, publicado na Diabetes Care, a revista da Associação Americana de Diabetes.

“Então, se me perguntar quanto peso precisa de perder para fazer desaparecer os seus diabetes, a resposta é: um grama. Mas tem de ser no pâncreas”, acrescentou o investigador.

Curiosamente, o nível de perigo da gordura no pâncreas varia de pessoa para pessoa, ajudando a explicar por que uma pessoa magra pode ser diabética, enquanto outra que esteja acima do seu peso ideal pode não ter a doença.

Assim, se tiver diabetes tipo 2, talvez valha a pena procurar um médico que o ajude a perder a gordura acumulada no pâncreas.

HypeScience

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.