Inventor (desconhecido) da Bitcoin nomeado para Nobel da Economia

O criador da moeda virtual entrou na corrida para o Nobel da Economia ao ser nomeado por um dos especialistas consultados pelo Sveriges Riksbank Prize in Economic Sciences in Memory of Alfred Nobel.

Bhagwan Chowdhry, professor na área de Finanças na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, anunciou na sua coluna no Huffington Post que entregou o nome de Satoshi Nakamoto como possível candidato ao prémio Nobel da Economia em 2016.

Satoshi Nakamoto é largamente reconhecido como o inventor da Bitcoin. Em 2008, publicou um artigo com o conceito, sendo ainda o autor do software original que sustenta a moeda digital mais popular da Internet.

A grande questão: ninguém sabe quem é, onde vive ou onde nasceu Satoshi Nakamoto – que é, afinal, apenas um pesudónimo.

Tal não impediu Bhagwan Chowdhry de fazer a nomeação, sustentando que “a invenção da Bitcoin – a moeda digital – é nada menos que revolucionária”.

“É segura, confiável e com códigos criptográficos quase inquebráveis, pode ser dividida em milhões de pequenas sub-unidades e transferida de forma segura e quase instantânea para qualquer pessoa no mundo com acesso à Internet, à margem de governos, bancos centrais e intermediários financeiros como Visa, MAstercard, Paypal ou bancos comerciais, eliminando atrasos e custos de transações”, descreve.

Nunca antes um Nobel foi atribuído a uma pessoa (ou grupo de pessoas) que não se saiba quem seja, pelo que não certo que o comité do Nobel aceite, sequer, a proposta de Bhagwan Chowdhry.

Ainda assim, o facto de a Bitcoin entrar sequer na discussão para o prémio é uma grande vitória para a moeda virtual e para todos os que a vêem como uma ferramenta económica de liberdade pessoal.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.