Um terço dos adolescentes tem bactéria da gastrite

foto: KGH / Wikimedia

foto: KGH / Wikimedia

Um estudo desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Viseu revela que cerca de 36% dos adolescentes portugueses estão infetados por Helicobacter Pylori, a bactéria responsável pela gastrite e úlcera duodenal.

Em declarações à agência Lusa, Carlos Pereira, coordenador do projeto de investigação HELICOVISEU, informou que o estudo levado a cabo ao longo de um ano conclui que um terço dos adolescentes portugueses deu positivo para a infeção por Helicobacter Pylori (HP). O estudo teve por objetivo quantificar a prevalência da infeção por HP em adolescentes entre os 12 e os 18 anos.

“Como era expectável, a infeção por HP é associada à idade, ou seja, quanto mais perto o adolescente estiver dos 18 anos, mais probabilidades existem de estar infetado”, revelou.

De acordo com o investigador, os adolescentes das zonas rurais têm mais 50% de probabilidades de ter este tipo de infeção.

“O mesmo se aplica aos adolescentes que consomem regularmente bebidas alcoólicas, ou seja, há mais 34% de probabilidades de estarem infetados”, acrescentou.

Carlos Pereira não se mostrou surpreendido com os resultados do projeto, já que diversos estudos sobre a matéria informam que mais de metade da população mundial está infetada por Helicobacter Pylori.

“A prevalência desta bactéria é superior nos países subdesenvolvidos, sendo a principal causa da gastrite e úlcera duodenal. É também uma das principais causas para o cancro de estômago“, acrescentou. O investigador revelou ainda que não existe consenso sobre a forma de transmissão da bactéria Helicobacter Pylori.

Apesar de mais de metade da população mundial estar infetada por HP, “entre 80% e 90% dos infetados nunca chega a ter sintomas associados à bactéria”.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.