O Metropolitano de Lisboa vai começar este mês a equipar as suas estações com acesso à Internet gratuito através da tecnologia Wi-Fi. Alameda, Campo Grande, Colégio Militar e Marquês de Pombal são as primeiras estações a receber a tecnologia.
O serviço vai estar disponível já na próxima terça-feira (17) nas estações escolhidas. A Metro prevê que a rede esteja instalada em todas as composições do Metropolitano de Lisboa até março de 2014.
Para utilizar o serviço, qualquer cliente do metro apenas terá se ligar à rede On-Fi, sem necessidade de registo e com acesso livre a “e-mail, redes sociais, imagens, vídeos, apps, jogos e inúmeras outras possibilidades”.
Segundo o comunicado emitido hoje pela empresa, este projeto vai ser “integralmente financiado pela exploração de publicidade na rede de Wi-Fi” e coloca Lisboa numa “posição de destaque a nível europeu, já que apenas o ‘Tube’ de Londres possui tecnologia do mesmo género”.
Esta é uma iniciativa da empresa One Media Europa, uma start-up portuguesa, que tem o Metropolitano de Lisboa como parceiro e, simultaneamente, o primeiro alvo do projeto, num investimento de cinco milhões de euros.
Para o futuro, a One Media Europe pretende alargar o serviço a espaços como estádios, praças e outros locais nobres nas cidades de Lisboa e Porto.
/Lusa