Espelho meu, espelho meu, que doença tenho eu? Um consórcio de laboratórios europeus de investigação desenvolveu um tipo de espelho mágico que permite prever o futuro.
Não se trata obviamente de magia, mas de um aparelho resultante de uma admirável fusão entre a ciência e a tecnologia, aplicada à saúde.
O aparelho, chamado Wize Mirror, é em tudo igual ao normal espelho a que nos olhamos, mas, em vez de apenas reflectir a nossa imagem, é capaz de adivinhar quando vamos adoecer — e que doença vamos ter.
O dispositivo é composto por um conjunto de diversas câmaras multi-espectro a operar em diferentes comprimentos de onda, digitalizadores 3D e sensores de gases para analisar o ar que exalamos e a cor, fisionomia e índice de gordura do nosso corpo.
Enquanto nos estamos a olhar ao espelho, o dispositivo analisa estes dados à procura de sintomas de doenças.
As câmaras detectam a pulsação, a frequência respiratória e os níveis de hemoglobina, enquanto os sensores de gases analisam as mudanças a nível químico.
Desta forma, o Wize Mirror obtém todos os dados possíveis e os examina em um minuto, de modo a advertir sobre anomalias ou dar conselhos sobre a saúde.
O Wize Mirror está a ser desenvolvido por um consórcio de laboratórios e empresas europeias, coordenado por Massimo Martinelli, investigador do Conselho Nacional de Investigação de Itália, e conta com financiamento de sete países da União Europeia.
Os primeiros resultados do trabalho do consórcio foram publicados na Science Direct.
O consórcio vai agora validar os resultados do Wize Mirror com testes clínicos reais, a realizar no próximo ano em França e Itália.
Se as medições do espelho mágico coincidirem com as feitas pelos aparelhos médicos, o Wize Mirror será colocado no mercado a curto prazo.
Parece que um dia teremos o médico no espelho da casa de banho. Irá pedir-nos para dizer 33?
ZAP