/

Cientistas criam um espelho que adivinha quando vamos estar doentes

Espelho meu, espelho meu, que doença tenho eu? Um consórcio de laboratórios europeus de investigação desenvolveu um tipo de espelho mágico que permite prever o futuro.

Não se trata obviamente de magia, mas de um aparelho resultante de uma admirável fusão entre a ciência e a tecnologia, aplicada à saúde.

O aparelho, chamado Wize Mirror, é em tudo igual ao normal espelho a que nos olhamos, mas, em vez de apenas reflectir a nossa imagem, é capaz de adivinhar quando vamos adoecer — e que doença vamos ter.

O dispositivo é composto por um conjunto de diversas câmaras multi-espectro a operar em diferentes comprimentos de onda, digitalizadores 3D e sensores de gases para analisar o ar que exalamos e a cor, fisionomia e índice de gordura do nosso corpo.

Enquanto nos estamos a olhar ao espelho, o dispositivo analisa estes dados à procura de sintomas de doenças.

As câmaras detectam a pulsação, a frequência respiratória e os níveis de hemoglobina, enquanto os sensores de gases analisam as mudanças a nível químico.

Desta forma, o Wize Mirror obtém todos os dados possíveis e os examina em um minuto, de modo a advertir sobre anomalias ou dar conselhos sobre a saúde.

O Wize Mirror está a ser desenvolvido por um consórcio de laboratórios e empresas europeias, coordenado por Massimo Martinelli, investigador do Conselho Nacional de Investigação de Itália, e conta com financiamento de sete países da União Europeia.

Os primeiros resultados do trabalho do consórcio foram publicados na Science Direct.

O consórcio vai agora validar os resultados do Wize Mirror com testes clínicos reais, a realizar no próximo ano em França e Itália.

Se as medições do espelho mágico coincidirem com as feitas pelos aparelhos médicos, o Wize Mirror será colocado no mercado a curto prazo.

Parece que um dia teremos o médico no espelho da casa de banho. Irá pedir-nos para dizer 33?

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.