Um novo estudo desenvolvido por cientistas norte-americanos conseguiu determinar o que terá motivado o enregelamento súbito da Terra – o chamado Dryas recente – que há 12.800 anos levou à extinção dos mamutes e de outros animais de grande porte.
Esta alteração climática súbita foi causada pelo impacto de um asteróide, acreditam os investigadores ligados à Universidade da Califórnia, nos EUA.
O geólogo James Kennett, o líder da investigação, conta ao jornal inglês The Daily Mail que a sua equipa conseguiu estabelecer uma “ligação causal entre o evento do impacto do asteróide e o arrefecimento do Dryas recente“.
“Segundo a nossa análise, há uma probabilidade de 95% de as datas do Dryas recente e do impacto do asteróide coincidirem”, explica James Kennett no mesmo diário.
O impacto do asteróide motivou que um elevado número de materiais estranhos invadisse a Terra e os cientistas acreditam que os mesmos bloquearam o Sol, provocando o enregelamento súbito.
A análise desta equipa de cientistas baseou-se em materiais como peças esféricas de vidro fundido e de carvão e em minúsculas partículas de diamante que não poderiam ter surgido na Terra de forma natural.
ZAP
Os materiais extra-terrestres é que bloquearam o sol? Que argumento mais estapafúrdio! Então, ao ocorrer um impacto super-potente contra a superfície da terra não vai entrar em órbita também material da própria terra?
“Um novo estudo desenvolvido por cientistas norte-americanos conseguiu determinar (…) Esta alteração climática súbita foi causada pelo impacto de um asteróide”. Que falta de originalidade – há mais de 30 anos li numa revista do Readers Digest o resumo de um livro onde era defendida esta hipótese.