Depois do triunfo do Colónia frente aos espanhóis do Valência, por 3-2, o FC Porto, de acordo com o regulamento do quadrangular, estava obrigado a vencer os ingleses pelo menos pela diferença de cinco golos para poder conquistar o troféu.
O FC Porto encerrou hoje a sua participação no torneio de futebol Colónia Cup, na Alemanha, com um triunfo por 3-0 frente aos ingleses do Stoke City, insuficiente para erguer o troféu que ficou em casa.
Os portistas, com um ‘onze’ em que Julen Lopetegui repetiu apenas Aboubakar e Tello em relação ao jogo de sábado com o Valência, dominaram desde o minuto inicial, com boa circulação de bola a toda a largura, mas pecando no último passe.
Aboubakar, um dos mais rematadores da equipa portista, com tentativas de visar a baliza do experiente guarda-redes Shay Given, aos dois, 19 e 27 minutos, colocou o FC Porto em vantagem aos 33 minutos, correspondendo a um cruzamento de Tello.
A pressão ofensiva dos portistas rendeu novo golo escassos minutos volvidos, por Alberto Bueno, que se estreou a marca de ‘dragão’ ao peito, através de um cabeceamento em posição central, após cruzamento de Ricardo Pereira.
A formação portista dispôs de uma boa oportunidade para elevar a vantagem por Varela, aos 48 minutos, no aproveitamento de um erro contrário, mas o remate forte já dentro da área foi defendido por Haugaard, que rendera ao intervalo Shay Given.
Sérgio Oliveira, aos 51 minutos, na cobrança de um livre, obrigou o guarda-redes Haugaard a defesa atenta, voltaria a procurar o golo aos 84, após o que, com as várias alterações operadas, o encontro passou por um período com poucos atrativos.
Aos 71 minutos, a castigar jogo com o braço de Wilson na área do Stoke City na sequência de um cruzamento de Sérgio Oliveira, o FC Porto beneficiou de uma grande penalidade, transformada em golo por Brahimi, para elevar a vantagem para 3-0.
Até ao fim do encontro, a bola ainda entrou na baliza defendida por Helton, que juntamente com Martins Indi cumpriu os 90 minutos com o Stoke City, mas o golo foi anulado por o lance ter sido precedido de fora de jogo de Odemwingie.
O FC Porto encerrou o estágio na Alemanha com uma vitória folgada por 3-0 frente ao Stoke City, após um ciclo de três jogos sem vencer, e deixa já boas indicações para o início da época que se avizinha.
A apresentação aos sócios dos portistas, que regressam ao trabalho esta semana no Olival, em Vila Nova de Gaia, está marcada para sábado, no Dragão, frente aos italianos do Nápoles.