Ainda há 350 crateras por descobrir na Terra

1

rickmach / Flickr

Cratera de meteorito no Arizona

Cratera de meteorito no Arizona

Uma equipa de geólogos calculou que existem 128 crateras de impacto com mais de 6km de diâmetro conhecidos na superfície terrestre – e garante que não há mais por descobrir. No entanto, os cientistas estimam que haverá cerca de 350 crateras menores ainda por encontrar.

Encontrar as grandes crateras formadas pelo impacto de asteróides pode parecer uma tarefa fácil – há buracos com até 80km de diâmetro -, mas ao contrário da Lua ou de Marte, onde não existem condições climáticas adversas para erodir a superfície, as crateras de asteróides na Terra costumam desaparecer devido à ação da chuva e do vento e a consequente acumulação de sedimentos.

O estudo da equipa da Universidade de Freiburg, na Alemanha, que será publicado em setembro na Earth and Planetary Science Letters, descreve que a Terra tem 128 crateras de impacto conhecidas com mais de 6km de diâmetro – e garantem que são mesmo só estas.

Considerando que o número de crateras descobertas e o número de crateras previstas é igual, com base na média dos impactos e a taxa de erosão, os geólogos e os chamados cientistas planetários consideram o levantamento de crateras com mais de 6km é um assunto encerrado.

Por outro lado, estimam que 350 crateras menores ainda podem vir a ser descobertas: estima-se que existam mais de 90 crateras com mais de 1km por descobrir, e cerca de 250 com mais de 250m.

ZAP

1 Comment

  1. Eu penso que a maior cratera atualmente se encontra na Grécia mas esta sem fundo, perdão de dívida creio que de cem mil milhões de euros, dívida existente acima dos duzentos mil milhões, necessidade de novo (empréstimo) de mais cinquenta mil milhões, não restam dúvidas de que existe por lá um grande buraco que absorve tudo!.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.