Cientistas britânicos e americanos anunciaram um acordo com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos para desenvolver e construir uma moto voadora ao estilo das que aparecem nos filmes da série Guerra nas Estrelas.
Os engenheiros responsáveis pelo projecto revelaram que o protótipo foi construído com o objectivo de realizar muitas das funções que actualmente são desempenhadas por um helicóptero.
Estas motos voadoras, desenvolvidas pela Malloy Aeronautics, deverão ter essencialmente uso militar, mas poderão ter também aplicações civis, em operações de emergência e de ajuda.
Segundo a BBC, a ideia é ultrapassar os problemas que a tecnologia dos helicópteros apresenta presentemente, após décadas sem evoluções significativas.
A Malloy Aeronautics aplicou, no desenvolvimento da sua “quadcopter hover bike” tecnologia parcialmente baseada nos princípios aeronáuticos dos actuais drones.
A ficção, uma vez mais, transforma-se em realidade uma forma inesperada – não é a moto que passa a voar, mas o drone que ganha um piloto.
ZAP / BBC
um aparelho assim teria dado muito jeito a evacuar pessoas em perigo , como os incêndios que temos tido por ca !