O primeiro assassínio confirmado da história tem pelo menos 430.000 anos, de acordo com um estudo publicado esta quarta-feira, que investigou lesões cranianas fatais encontradas em restos mortais em Espanha.
Uma equipa internacional de arqueólogos, que junta investigadores de várias universidades espanholas, de Paris, Pequim e Nova Iorque, poderá ter descoberto, em Espanha, o mais antigo homicídio na história.
A descoberta foi publicada na revista Plos One, num estudo que analisa as lesões mortais ao crânio sofridas por um dos mortos encontrados em Sima dos Ossos, em Atapuerca, na província espanhola de Burgos.
De acordo com os investigadores, os fragmentos do crânio apresentam sinais claros de uso deliberado de força letal contra um humano.
O crânio apresenta fracturas em dois locais, produzidas por impactos diferentes com o mesmo objecto. Os investigadores usaram técnicas de modelação 3D para analisar as duas fracturas em detalhe.
O crânio em causa foi recuperado junto aos restos mortais de mais 27 pessoas em escavações, realizadas entre 1990 e 2010, tendo os investigadores concluído que todos pertencem ao mesmo grupo e que tinham 430.000 anos.
Neste local, fértil em achados arqueológicos, continua a dar à ciência mias conhecimento – que pouco a pouco ajuda a reconstruir a evolução humana.
Os restos mortais estavam enterrados todos juntos, um facto que durante décadas gerou um dos maiores debates da pré-história mundial.
Para os investigadores de Atapuerca, esta acumulação de cadáveres poderá significar que Sima dos Ossos terá sido o primeiro cemitério humano conhecido.
ZAP / Lusa
Se bem me lembro, o Homo sapiens surgiu a cerca de 150 mil anos, ora como este
crânio terá 430 mil, estaremos perante um macacocidio
O CSI Miami já sabe o dia e hora do crime, tem cara do suspeito e já emitiu um mandato de busca .
Lembro-me de ver o documéntario onde mostrava a caverna enorme em Espanha onde foram encontrados todos estes neandartais, mas senão me engano também se andava a investigar a causa de morte de um esqueleto muito mais antigo e da classe dos Orrorin Tugenensis e que remonta a alguns milhões de anos atrás, penso também ter sido a descoberta que refuta a teoria da savana de darwin.
Tenho dificuldade em pronunciar a letra “é” acentuada na palavra “documéntario”.
E demoraste 3 anos a “reclamar:?!
Está boa…