O primeiro homicídio de sempre foi há 430 mil anos

Javier Trueba / Madrid Scientific Films

O crânio descoberto em Espanha é a mais antiga prova conhecida de uso deliberado de força letal contra um humano

O crânio descoberto em Espanha é a mais antiga prova conhecida de uso deliberado de força letal contra um humano

O primeiro assassínio confirmado da história tem pelo menos 430.000 anos, de acordo com um estudo publicado esta quarta-feira, que investigou lesões cranianas fatais encontradas em restos mortais em Espanha.

Uma equipa internacional de arqueólogos, que junta investigadores de várias universidades espanholas, de Paris, Pequim e Nova Iorque, poderá ter descoberto, em Espanha, o mais antigo homicídio na história.

A descoberta foi publicada na revista Plos One, num estudo que analisa as lesões mortais ao crânio sofridas por um dos mortos encontrados em Sima dos Ossos, em Atapuerca, na província espanhola de Burgos.

De acordo com os investigadores, os fragmentos do crânio apresentam sinais claros de uso deliberado de força letal contra um humano.

O crânio apresenta fracturas em dois locais, produzidas por impactos diferentes com o mesmo objecto. Os investigadores usaram técnicas de modelação 3D para analisar as duas fracturas em detalhe.

Nohemi Sala et al.

O crânio apresenta fracturas em dois locais, produzidas por impactos diferentes com o mesmo objecto.

O crânio apresenta fracturas em dois locais, produzidas por impactos diferentes com o mesmo objecto.

O crânio em causa foi recuperado junto aos restos mortais de mais 27 pessoas em escavações, realizadas entre 1990 e 2010, tendo os investigadores concluído que todos pertencem ao mesmo grupo e que tinham 430.000 anos.

Neste local, fértil em achados arqueológicos, continua a dar à ciência mias conhecimento – que pouco a pouco ajuda a reconstruir a evolução humana.

Os restos mortais estavam enterrados todos juntos, um facto que durante décadas gerou um dos maiores debates da pré-história mundial.

Para os investigadores de Atapuerca, esta acumulação de cadáveres poderá significar que Sima dos Ossos terá sido o primeiro cemitério humano conhecido.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Se bem me lembro, o Homo sapiens surgiu a cerca de 150 mil anos, ora como este
    crânio terá 430 mil, estaremos perante um macacocidio

  2. Lembro-me de ver o documéntario onde mostrava a caverna enorme em Espanha onde foram encontrados todos estes neandartais, mas senão me engano também se andava a investigar a causa de morte de um esqueleto muito mais antigo e da classe dos Orrorin Tugenensis e que remonta a alguns milhões de anos atrás, penso também ter sido a descoberta que refuta a teoria da savana de darwin.

RESPONDER

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …