O primeiro homicídio de sempre foi há 430 mil anos

Javier Trueba / Madrid Scientific Films

O crânio descoberto em Espanha é a mais antiga prova conhecida de uso deliberado de força letal contra um humano

O crânio descoberto em Espanha é a mais antiga prova conhecida de uso deliberado de força letal contra um humano

O primeiro assassínio confirmado da história tem pelo menos 430.000 anos, de acordo com um estudo publicado esta quarta-feira, que investigou lesões cranianas fatais encontradas em restos mortais em Espanha.

Uma equipa internacional de arqueólogos, que junta investigadores de várias universidades espanholas, de Paris, Pequim e Nova Iorque, poderá ter descoberto, em Espanha, o mais antigo homicídio na história.

A descoberta foi publicada na revista Plos One, num estudo que analisa as lesões mortais ao crânio sofridas por um dos mortos encontrados em Sima dos Ossos, em Atapuerca, na província espanhola de Burgos.

De acordo com os investigadores, os fragmentos do crânio apresentam sinais claros de uso deliberado de força letal contra um humano.

O crânio apresenta fracturas em dois locais, produzidas por impactos diferentes com o mesmo objecto. Os investigadores usaram técnicas de modelação 3D para analisar as duas fracturas em detalhe.

Nohemi Sala et al.

O crânio apresenta fracturas em dois locais, produzidas por impactos diferentes com o mesmo objecto.

O crânio apresenta fracturas em dois locais, produzidas por impactos diferentes com o mesmo objecto.

O crânio em causa foi recuperado junto aos restos mortais de mais 27 pessoas em escavações, realizadas entre 1990 e 2010, tendo os investigadores concluído que todos pertencem ao mesmo grupo e que tinham 430.000 anos.

Neste local, fértil em achados arqueológicos, continua a dar à ciência mias conhecimento – que pouco a pouco ajuda a reconstruir a evolução humana.

Os restos mortais estavam enterrados todos juntos, um facto que durante décadas gerou um dos maiores debates da pré-história mundial.

Para os investigadores de Atapuerca, esta acumulação de cadáveres poderá significar que Sima dos Ossos terá sido o primeiro cemitério humano conhecido.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Se bem me lembro, o Homo sapiens surgiu a cerca de 150 mil anos, ora como este
    crânio terá 430 mil, estaremos perante um macacocidio

  2. Lembro-me de ver o documéntario onde mostrava a caverna enorme em Espanha onde foram encontrados todos estes neandartais, mas senão me engano também se andava a investigar a causa de morte de um esqueleto muito mais antigo e da classe dos Orrorin Tugenensis e que remonta a alguns milhões de anos atrás, penso também ter sido a descoberta que refuta a teoria da savana de darwin.

RESPONDER

Tempestade “Glória” faz pelo menos nove mortos em Espanha

Pelo menos nove pessoas morreram e outras quatro estão dadas como desaparecidas em Espanha na sequência da passagem da tempestade “Glória”, intempérie que atinge o país desde o passado fim de semana. As autoridades confirmaram cinco …

Há um "milagre da multiplicação" dos votos que os deputados querem travar

Todos os partidos concordam: é preciso travar o "milagre da multiplicação" dos votos na Assembleia da República. Estabelecer regras objetivas para o fazer é o mais complicado. Os deputados começaram esta quarta-feira a discutir como “regrar” …

Pensões entre 877 e 2600 euros têm aumento mínimo de 6,14 euros

Os pensionistas que ganham entre 877,6 e os 2558 euros brutos por mês vão ter aumentos acima dos 0,24% que inicialmente se calculou com base na taxa de inflação (sem habitação) apurada até novembro do …

PCP quer travar "ameaça de despejos" no final deste ano

O PCP entregou uma proposta de alteração ao Orçamento do estado para 2020 para manter congeladas as rendas antigas, quando os locatários tenham um rendimento inferior a cinco salários mínimos nacionais. O PCP quer manter congeladas …

CDS/Congresso: Carlos Meira disponível para acordo que vença João Almeida

Carlos Meira, candidato à liderança do CDS-PP, admite estar disponível para se unir a Filipe Lobo d'Ávila e Francisco Rodrigues dos Santos para vencer João Almeida e lutar "contra o sistema". Carlos Meira, militante de Viana …

Manuais gratuitos também no privado e no cooperativo. Iniciativa Liberal quer igualdade na Educação

O Iniciativa Liberal (IL) propôs uma alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) na área da educação, que passa por fornecer manuais escolares gratuitos a todos os alunos da escolaridade obrigatória, quer frequentem o ensino …

Bezos lembra que Governo saudita assassinou um jornalista. ONU pede investigação a pirataria

Dois peritos das Nações Unidas dizem que Mohammed Bin Salman acedeu a informações pessoais de Jeff Bezos para tentar influenciar cobertura do The Washington Post sobre a Arábia Saudita. Depois de uma investigação do The Guardian …

MAI abre inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por agente da PSP

O Ministério da Administração Interna (MAI) já abriu um inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por um agente da PSP, na Amadora, de maneira a apurar responsabilidades. "O Ministro da Administração Interna …

Ronaldo volta a marcar e Sarri só tem de agradecer a Dolores por criar um espécime assim

Cristiano Ronaldo leva quatro jogos consecutivos a marcar e mais de 30 golos esta temporada, entre clube e seleção. Sarri disse que o mérito é de Dolores, "por criar uma espécime assim". A Juventus derrotou, esta …

Ana Gomes apontada à Presidência. "Costa jamais permitirá"

O antigo eurodeputado socialista Francisco Assis lançou o nome da também antiga eurodeputada do PS Ana Gomes como possível candidata à Presidência da República, manifestando desde logo o seu apoio a uma eventual candidatura. "Acho …