Golfinhos e baleias costumam brincar juntos. Vídeo mostra excerto

(dr) Kimberley A Wood / Cascadia Research

Algumas interações são unilaterais, mas muitas são cooperativas. É a natureza lúdica e social da vida marinha a funcionar.

As interações entre golfinhos e baleias com barbatana são frequentemente mutuamente lúdicas, em vez de unilaterais.

Os cientistas analisaram 199 encontros distintos em 17 locais em todo o mundo, capturados através de submissões do público, operadores turísticos e filmagens científicas, envolvendo 19 espécies de baleias e golfinhos.

O estudo revelou que aproximadamente um quarto das interações eram mutuamente envolventes.

As baleias jubarte destacaram-se, mostrando respostas positivas em cerca de um terço dos encontros, incluindo rolar, apresentação da barriga e aproximação deliberada aos golfinhos — comportamentos normalmente associados a socialização ou corte.

A coautora Olivia Crawley comentou que interações próximas, como golfinhos a “andar a reboque” e tocar nas baleias, sugerem comportamentos sociais complexos, e não assédio. “Documentar estas interações ajuda-nos a compreender as estruturas sociais e os comportamentos lúdicos dos mamíferos marinhos”, afirmou.

O estudo registou 425 baleias com barbatana — principalmente jubartes, seguidas de baleias cinzentas e-fin whales — e cerca de 1.570 golfinhos, predominantemente golfinhos-roazes, comuns e golfinhos Pacific wide-sided. Foram observadas interações entre adultos e crias, por vezes com crias de ambas as espécies presentes.

As respostas específicas das espécies variaram: as jubartes usaram as nadadeiras peitorais para interagir com os golfinhos, as baleias cinzentas rolavam, e as baleias-francas-do-sul ocasionalmente batiam com as nadadeiras peitorais. Comportamentos agressivos foram raros. Filmagens de câmaras de sucção mostraram mesmo golfinhos a seguir jubartes até ao fundo do mar, mantendo aproximações próximas e aparente brincadeira.

Embora algumas interações sejam unilaterais, muitas são cooperativas, destacando a natureza lúdica e social da vida marinha.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.