Os jovens adultos têm uma nova solução para o stress: chupetas

1

Pacifier Addict

Os adeptos garantem que as chupetas para adultos os ajudam a relaxar, dormir melhor e a deixar de fumar. No entanto, os médicos deixam alertas.

Se as chupetas ajudam os bebés a acalmar-se e relaxar, porque não podem os adultos também chuchar? Esta parece ser a pergunta que está a motivar o crescimento da popularidade das chupetas para adultos na China, especialmente para os jovens adultos, que as usam para combater o stress.

Estas chupetas estão por todo o lado nas plataformas de comércio online chinesas comoo Taobao e JD.com, com os preços a oscilar entre 10 yuan (cerca de 1,20 euros) e 500 yuan (quase 60 euros). Entre os benefícios prometidos pelos vendedores estão o combate às insónias, o relaxamento e a ajuda para quem quer deixar de fumar ou tem dificuldades respiratórias.

De acordo com o South China Morning Post, há lojas online que vendem mais de 2000 chupetas para adultos por mês e os clientes parecem estar satisfeitos. “É de alta qualidade, macia e sinto-me confortável a chupar. Não atrapalha a minha respiração”, declarou um comprador. “É incrível a ajudar-me a parar de fumar. Dá-me conforto psicológico e faz-me ficar menos inquieto durante os meus períodos de cessação do tabagismo”, escreveu outra pessoa.

A tendência não se cinge à China. Vários vídeos no TikTok já mostram que há cada vez mais norte-americanos adeptos do regresso às chupetas.

@pacifieraddict Get rid of unwanted habits and soothe your soul with adult pacifiers! #newyearnewme #selfhelp #advice #adviceforgirls #advicetiktok #oralfixation #pacifierbreak #adultsoothers ♬ original sound – Sabi Girls Tailor 🪡 ❤️

No ramo da psicologia, esta obsessão com as chupetas é um exemplo do “fenómeno da regressão” — a ideia de que, quando a vida se torna opressiva, as pessoas se refugiam em algo que as fazia sentir seguras quando crianças. A chupeta, neste caso, é vista como um sinónimo do conforto e uma lembrança de uma época em que vivíamos com menos stress.

Mas os dentistas já alertaram para os riscos para a saúde, com o uso prolongado de chupetas a poder limitar a capacidade de uma pessoa de abrir a boca e causar dor ao mastigar. “O potencial dano à boca dos clientes causado pelas chupetas é intencionalmente minimizado pelos vendedores. Chupar a chupeta por mais de três horas por dia pode mudar a posição dos dentes depois de um ano”, explica Tang Caomin, dentista de Chengdu, província de Sichuan, no sudoeste da China.

O médico alerta também que partes da chupeta podem ser inaladas enquanto a pessoa dorme.

Zhang Mo, psicóloga em Chengdu, lembra ainda que o uso da chupeta é apenas um sintoma de que as necessidades emocionais da pessoa não estão a ser atendidas e que a verdadeira solução é encontrar a raiz do problema.

“A verdadeira solução não é agir como uma criança, mas encarar o desafio diretamente e resolvê-lo“, defende.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.