Porque é que temos menos apetite quando está calor?

ZAP // AlikeYou, Nomadsoul1 / wdpp

A digestão gera mais calor no nosso corpo, o que faz com tenhamos menos apetite quando as temperaturas sobem.

Com o aumento das temperaturas em Portugal, é provável que tenha notado uma quebra no apetite e que preferia refeições leves e frias e mais à base de snacks. De acordo com os especialistas em nutrição, há uma razão científica para esta mudança sazonal.

Estas experiências não são incomuns. A nutricionista Emma Barrett explica que o calor pode suprimir a fome devido à forma como o corpo regula a sua temperatura.

“Os nossos corpos querem priorizar o arrefecimento”, disse Barrett à televisão local do Texas Ktre. “Quando comemos, geramos calor corporal, algo que o nosso corpo tenta evitar quando já está calor. Isto leva a uma diminuição natural do apetite.”

Barrett garante que uma redução a curto prazo do apetite não é motivo de preocupação. No entanto, se persistir, pode levar à perda de peso ou desidratação, sendo esta última um risco mais imediato e grave a altas temperaturas.

“A nossa principal preocupação é a insolação”, alertou Barrett. “Especialmente se alguém estiver a comer menos e não se mantiver hidratado.”

De acordo com os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), certos grupos são mais vulneráveis à perda de apetite e às suas potenciais complicações, incluindo pessoas com mais de 65 anos, pessoas com condições médicas crónicas como diabetes e indivíduos que trabalham ao ar livre.

“Se alguém com diabetes tem pouco apetite e começa a ter hipoglicemia, isso é um sinal de alerta”, acrescentou Barrett.

Para combater a perda de apetite relacionada com o calor, Barrett recomenda refeições mais pequenas e frequentes, além de dar prioridade à hidratação. A especialista sugere ainda beber muita água por dia, limitar a cafeína e o álcool e incorporar frutas e legumes frescos na dieta.

Os especialistas recomendam ainda ficar na sombra e usar chapéus e ventoinhas de pescoço para se manter fresco e auxiliar na regulação natural da temperatura corporal.

Se está com dificuldade em fazer refeições pesadas este verão, saiba que não está sozinho — e com alguns ajustes conscientes, pode manter-se saudável e fresco durante toda a estação.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.