É uma nova tendência que mostra como o tráfico de droga se assemelha, cada vez mais, a uma qualquer outra actividade comercial. Em Marselha, França, há traficantes que oferecem aos seus clientes cartões de fidelização que dão direito a ofertas e a descontos especiais.
O caso é relatado pelo jornal francês La Provence, que destaca o testemunho de um consumidor de canábis, Yohann, de 31 anos, que se deparou com esta novidade.
“Alucinei completamente. Já me tinham oferecido cigarros, isqueiros ou folhas para enrolar, mas era um cartão de fidelização. De um lado, havia uma espécie de tabela de preços, com as ofertas promocionais, do outro quadrados vazios para marcar as minhas próximas compras. Tive a impressão de estar na pizzaria da esquina”, conta este indivíduo.
O jornal revela ainda que estes cartões de fidelização incluem os horários de venda e detalhes sobre o que se vende, nomeadamente uma denominada “fórmula conforto” que inclui um maço de cigarros Marlboro, um pacote de folhas de enrolar e um isqueiro de bónus por 50 euros de droga.
Um dos elementos próximos deste estratagema de marketing conta ao mesmo diário que se trata de “uma cena muito recente, mas circulou depressa pela Internet e isso fez um buzz maluco”. “De repente, toda a gente vem ao bairro para ver de perto”, constata, concluindo que “isso traz mais clientela”.
SV, ZAP