ZAP

Muitos locais chegam aos 40 graus já nesta semana. Só um concelho escapa a risco de incêndio nesta segunda-feira.
Julho acaba com calor a sério, com riscos de incêndio em (quase) todo o país, ou mesmo com incêndios preocupantes, como o de Ponte da Barca.
O fogo no concelho minhoto começou no sábado à noite, tem ameaçado casas e diversas pessoas já foram retiradas. A Protecção Civil antevê que o combate às chamas vai ser difícil nas próximas horas, enquanto espera por novos meios aéreos que entram em acção nesta segunda-feira.
Neste domingo, o presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho deixou o apelo: “Precisamos de mais meios. Este terreno é acidentado e são necessários mais meios aéreos urgentemente porque o combate apeado é muito difícil”.
Hoje, segunda-feira, praticamente todos os concelhos de Portugal continental estão com risco de incêndio. Só Esposende escapa.
Quase todos os concelhos no interior norte e centro, além de sete em Faro, estão em perigo máximo de incêndio rural.
Temperaturas
A previsão do IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera mostra que a semana já começou quente. Para esta segunda-feira, o interior sente mais, como habitualmente: Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja vão rondar entre os 36 e os 38 graus. Braga também deve chegar aos 36. Mais fresco só em Aveiro, com máxima de 26 graus.
Mas amanhã, terça-feira, nem Aveiro (que passa para os 30 graus) escapa à subida generalizada das temperaturas. Diversos locais devem chegar aos 40 graus, sobretudo na zona de Setúbal – incluindo a própria cidade sadina. Outros concelhos (nos distritos Setúbal, Santarém e Évora) atingirão os 39 graus.
O cenário será quase igual até ao final do mês, ou seja, na quarta-feira e na quinta-feira.
Na sexta, primeiro dia de Agosto, há descida da temperatura máxima em alguns locais do país, mas a generalidade dos distritos estará acima dos 30 graus.
Para o início da próxima semana, o calor intensifica-se: Beja e diversos concelhos de Évora atingirão 42 graus entre segunda e terça-feira; Alcácer do Sal (Setúbal), Mirandela (Bragança) e diversos concelhos de Beja e Évora chegarão aos 41 graus, ou mesmo aos 42 também. No geral, centro e sul – e Braga, mais a norte – vão ter muitos locais a chegar aos 40 graus.
O céu estará sempre limpo, ou pouco nublado.
Porque a Força Aérea Portuguesa não utiliza os novos aviões comprados do Brasil?
Lá, eles o utilizam para o combate a incêndios.
Porque não compraram o equipamento de conversão para combates a incêndios incluso no pacote?
Estranho seria haver uma vaga de frio…..