ZAP

Mais de 700 euros mais barato do que o Continente, poupança de quase 600 euros em relação ao Pingo Doce e quase 500 euros comparando com o Mercadona.
Já poderá ter visto novos anúncios do Lidl, que alega que “nenhum preço é por acaso” e que “para cada pequeno preço há uma grande razão”.
A empresa alemã explica, por exemplo, que compra em escala, directamente aos fornecedores, que “a disposição em caixas de cartão permite acelerar a reposição e melhorar a eficiência” – porque “eficiência é poupança” – além de gastar “menos rolos de papel (talões mais curtos) e menos custos de impressão”.
E assegura que faz constantemente comparações de preços com os principais concorrentes. Fez uma recentemente e é com base nesses valores que se anuncia como campeão de preços em Portugal.
O Lidl analisou mais de 2 000 artigos de marca própria, comparando depois os preços com produtos equivalentes na concorrência. A análise foi feita em Fevereiro deste ano e dividiu as comparações em 6 cabazes.
Segundo essas contas, e somando o valor de cada um dos 6 cabazes (Lidl vs cada um dos concorrentes), no Lidl as compras ficaram 715,48 euros mais baratas do que no Continente; 591,95 euros mais baratas do que no Pingo Doce; e uma poupança de 488,39 euros comparando com o Mercadona.
Em média, comprar no Lidl representa uma poupança de 598,61 euros nos artigos considerados nos cabazes delimitados, face à compra desses artigos nos restantes 3 retalhistas, assegura a empresa.
Já num sector específico, na carne fresca embalada, o Lidl apresentou-se 54,29 euros mais barato que o Mercadona; 71,69 mais barato do que o Pingo Doce; e uma poupança de 135,09 euros em relação ao Continente. Em média, é uma poupança de 87,02 euros.