BMW testa revolução nas baterias

1

BMW Group

BMW i7

A BMW está a testar baterias de estado “verdadeiramente” sólido no i7. As baterias à base de sulfureto prometem uma maior densidade energética, maior segurança e uma embalagem mais versátil e compacta em comparação com as tradicionais baterias de iões de lítio.

A BMW acaba de atingir atinge um marco histórico em matéria de baterias de estado sólido.

A construtora alemã anunciou esta semana que está a testar o conceito de células de bateria de estado sólido (ASSB) do especialista em baterias Solid Power, sediado no Colorado (EUA), no seu elétrico i7.

As baterias que estão a ser testadas combinam células prismáticas e conceitos de módulos novos e inovadores.

“A Solid Power está extremamente orgulhosa pelo facto de a nossa parceria com a BMW ter resultado na primeira demonstração de células de bateria de estado verdadeiramente sólido num veículo”, afirmou John Van Scoter, presidente da empresa norte-americana, citado pela New Atlas.

A BMW e a Solid Power têm realçado sistematicamente estas baterias como “totalmente verdadeiramente em estado sólido”.

Segundo a New Atlas, estas referências constantes, dever-se-ão ao facto de o principal concorrente da BMW, a Mercedes-Benz, ter anunciado uma colaboração semelhante no passado mês de fevereiro, iniciando os testes de células de estado sólido no seu carro-chefe elétrico, o EQS.

BMW com bom avanço

Ao contrário das células Solid Power que a BMW está a testar, as baterias Fatorial Electrolyte System Technology que a Mercedes testou utilizam um eletrólito quase sólido (ou semi-sólido) e não são tecnicamente “totalmente sólidas” – ou seja, sem líquido.

Como repara a New Atlas, a própria Fatorial descreve esse eletrólito como um híbrido entre o líquido e o sólido, que compreende uma “matriz sólida infundida com um eletrólito líquido ou tipo gel”.

As baterias de estado sólido que se viram anteriormente de fabricantes automóveis chineses, como a IM, também são da variedade de estado semi-sólido, pelo que a BMW e a Solid Power parecem estar certas da sua declaração de “primeira integração de baterias de estado sólido num veículo de produção”.

Ainda assim, a distinção é puramente académica e o único “primeiro” que acabará por contar é o fabricante de automóveis que introduzir verdadeiramente a tecnologia de estado sólido no mercado. Ainda assim, a BMW já está com bom avanço.

A BMW tem estado a trabalhar no desenvolvimento de baterias de estado sólido com a Solid Power desde 2016.

Embora os testes de estrada representem obviamente um passo importante para o eventual lançamento de baterias de estado sólido, a BMW admite neste anúncio que “são necessárias mais etapas de desenvolvimento para implementar a tecnologia ASSB num sistema de armazenamento global competitivo”.

“Por outras palavras, não espere ver o i7 de estado sólido nos concessionários num futuro imediato, sublinha a New Atlas.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.