Como conduzir com a ajuda do Google Maps, mesmo sem Internet

1

Sim, o Google Maps funciona offline — mas é preciso um “pré-jogo”. Saiba como guiar mesmo sem ligação à Internet.

Talvez já tenha ficado sem dados móveis, ou se calhar sem sinal de rede, enquanto conduzia. Pois há uma forma de o evitar. O Google Maps oferece uma funcionalidade offline que garante que os condutores possam manter o rumo mesmo quando estão completamente desconectados da Internet.

A funcionalidade offline do Maps permite que os utilizadores naveguem em áreas pré-selecionadas e previamente descarregadas para o telemóvel.

Embora não seja tão abrangente quanto a versão online — só oferece direções de condução e exclui dados de trânsito em tempo real, rotas de transporte público ou direções a pé — ainda é capaz de fornecer orientações suficientes para ajudar os utilizadores a chegarem aos seus destinos.

Como descarregar mapas do Maps

Há duas formas de descarregar um mapa offline: selecionando uma zona do Maps (p.e. Porto) ou fazendo a sua própria seleção de zona personalizada.

Deve primeiro abrir a aplicação Google Maps num dispositivo Android ou iOS enquanto estiver conectado à Internet e com sessão iniciada na sua conta Google.

Para descarregar uma zona específica:

1. Pesquisar a zona que deseja descarregar

2. Na janela que surge com fotos e o nome do local, há um botão com três pontos e um “Mais” no final. Clicando aí, salta uma opção que diz “Transferir mapa offline”.

3. Nessa fase, também pode personalizar a área que quer descarregar. Depois, é esperar e, quando estiver, já terá o mapa offline descarregado.

Para fazer o seu mapa personalizado:

1. Abrir a aplicação e clicar na sua foto de perfil

2. Ir a “mapas offline”

3. Clicar em “selecionar o seu próprio mapa”

4. Ao ajustar o seletor retangular sobre a região desejada, como uma cidade ou área rural, pode descarregá-la diretamente para o seu dispositivo.

A aplicação exibe a quantidade de armazenamento necessária e o download começa assim que a área é selecionada. Os downloads devem ser feitos por Wi-Fi, a menos que os dados móveis estejam ativados para esse fim nas configurações.

Os utilizadores do iPhone têm um método alternativo: pesquisar um local e tocar no botão “Download” na janela de informações do local.

E agora, como aceder, ver e usar os mapas offline?

Depois de o mapa ser descarregado, aparece na secção “Mapas offline” para acesso futuro. Para lá chegar basta clicar na sua foto de perfil no canto superior direito.

“Pode guardar mapas no seu dispositivo ou num cartão SD. Se alterar a forma como guarda mapas, tem de voltar a transferir os mesmos”, ressalva a Google.

Embora os mapas offline não mostrem condições em tempo real ou rotas alternativas,são um último recurso potencialmente útil em áreas com pouca ou nenhuma cobertura móvel ou em situações de emergência. O apagão de 28 de abril provou-o: quem estava na estrada e não sabia o caminho, tinha possivelmente nos mapas offline do Google Maps uma solução.

Ainda assim, a Google avisa que “não pode transferir mapas offline em alguns países ou regiões devido a limitações contratuais, suporte de idiomas, formatos de endereços ou outros motivos”.

ZAP //

1 Comment

  1. A funcionalidade offline do Google Maps abarca uma área geográfica restrita. E os mapas expiram ao fim de uns meses.
    Melhor é usar a app Here WeGo que permite descarregar mapas de todo o mundo para uso offline. Mapas que nunca expiram.

    Editar – 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.