2 escadas rolantes, e nenhuma em centros comerciais. Porque é os habitantes do Wyoming se habituaram a a viver sem escadas rolantes?
Parece mentira, mas é mesmo assim: o estado de Wyoming, nos EUA, é o menos populoso de todos os 50 que compõem o país. Ainda assim, tem mais população do que o município de Lisboa: tem 587.618 habitantes.
Sim, é mais de meio milhão de pessoas. Não, os habitantes de Wyoming não usam elevadores. Exceto em dois bancos, o Hilltop National Bank e a agência do centro da First Interstate Bank, em Casper — tudo isto numa área de 253,334 km2. Na maior cidade do estado, Cheyenne, nem uma escada rolante.
Como assinala o Cowboy State Daily, o “estado dos Cowboys”, como é apelidado, tem tantos senadores dos EUA e parques nacionais quanto escadas rolantes, e até há mais um democrata na Câmara do Wyoming e 255 vezes mais veículos elétricos registados no Wyoming do que escadas rolantes. E não são construídas novas há quase 50 anos. Mas porquê?
Tem tudo a ver com densidade populacional. Enquanto Lisboa tem os seus 545,142 espalhados por uma área de 100 km2, Wyoming tem muito mais área, e é considerado um dos estados mais rurais dos EUA.
É por isso que o estado tem 3 centros comerciais, e em nenhum deles é necessário sequer uma escada rolante. Instalar e manter escadas rolantes é mais barato do que um elevador, mas mais caro do que um lance de escadas. mas porque não se usam de todo as escadas rolantes?
O Readers Digest apresenta alguns palpites: um deles tem que ver com os incêndios. “O código local de incêndios não permite aberturas entre andares adjacentes que não sejam protegidas”, explica Dick Mason, que trabalha no escritório de construção de Cheyenne.
Outra possível causa é o preço do metro quadrado. Como é um estado pequeno e pouco populoso, o terreno é mais barato. Pode, portanto, compensar mais “estender” a área dos edifícios do que propriamente construir para cima. Grande parte dos edifícios em Wyoming só têm um piso.
Seja como for, se visitar o Wyoming, prepare-se para subir algumas escadas a pé. No entanto, é bem possível que consiga ir a quase todo o lado sem sair do rés do chão — é o estado ideal par quem tem vertigens.