Qual foi o dinossauro mais rápido de sempre?

MatthiasKabel / Wikimedia Commons

Reconstrução de um Compsognathus

Simulações em computador permitem aos investigadores determinar a velocidade dos dinossauros — e muitos deles não eram nada lentos.

A ideia de que os dinossauros foram seres lentos é já ultrapassada. Em 1964, os cientistas abriram portas ao “renascimento dos dinossauros”, onde começámos a perceber mais sobre estes seres que habitaram o nosso planeta há milhões de anos.

Sabe-se agora que muitos deles eram rápidos e ágeis. Mas qual era o mais rápido?

“O dinossauro mais rápido provavelmente era um Ornithomimosauria“, disse Susannah Maidment, paleontóloga do Museu de História Natural de Londres, à Live Science.

Estes curiosos animais parecem avestruzes, e existiram no período Cretáceo Superior. “Geralmente, se um animal tem membros longos e delgados e as suas inserções musculares estão localizadas perto da parte superior desses membros, então a perna funciona basicamente como um pêndulo, o que sugere que pode mover-se relativamente rápido”.

E tudo isto foi descoberto através da biomecânica, segundo determinou na década de 70 o também investigador Robert McNeill Alexander, ao definir que “quanto mais rápido um animal anda ou corre, mais longos são, em geral, os seus passos”.

“As pegadas realmente boas que encontramos estão em sedimentos mais macios”, disse a paleontóloga Eugenia Gold. “Mas se já tentou correr na lama, sabe que provavelmente não está a correr à sua velocidade máxima”.

Para tentar determinar a velocidade do dinossauro mais rápido do mundo, os cientistas recorreram então a simulações num computador. As conclusões foram que, afinal, o mais veloz de todos pode ter sido o Compsognathus.

Do grupo estudado, o mais lento era o grande T. rex, que andava em média a 28,8 km/h. O Compsognathus circulava a 64,1 km/h.

“Acho que eles precisavam de ser muito rápidos porque são construídos dessa forma e são carnívoros, e a carne que eles vão caçar não vai ficar parada“, disse Sellers. “Acho que também eram rápidos porque a maior ameaça para um terópode pequeno é provavelmente um terópode grande, porque, afinal, eles são saborosos”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.