Um sismo com uma magnitude de 6,2 abalou Istambul nesta quarta-feira. Para já, não houve relatos de danos ou feridos, mas os habitantes da cidade da Turquia temem um grande terramoto.
O sismo ocorreu a uma profundidade de 10 quilómetros, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, com epicentro a cerca de 40 quilómetros a sudoeste de Istambul, no Mar de Mármara.
Para já, não houve relatos imediatos de danos ou feridos, segundo a agência norte-americana Associated Press (AP).
Mas a população receia que este primeiro sismo seja um “pré-choque” e um prenúncio de um terramoto mais intenso, como reporta o jornalista da BBC Tom Joyner que está em Istambul.
“A maioria das pessoas que mora em Istambul sabe que há previsão de um grande terremoto“, salienta Joyner.
Os cientistas previram, há algum tempo, que Istambul será afectada por um grande sismo que pode acontecer a qualquer momento.
Tom Joyner falou com uma residente em Istambul, Selin Tüter, que estava no trabalho, num edifício de escritórios no lado europeu da cidade, quando o sismo ocorreu.
“Muitas pessoas entraram em pânico”, relata esta cidadã, salientando que muitas delas também “começaram a fugir”.
“Apresentador do noticiário quase em lágrimas”
Halil Taşkın conta ao mesmo jornalista que estava a trabalhar quando sentiu o terramoto, e escondeu-se debaixo de uma mesa à espera que cessasse.
“Parece que durou muito tempo, mas foram apenas cinco ou dez segundos“, refere ainda, salientando que quando o sismo terminou, ligou a televisão para ver as notícias e “o apresentador do noticiário estava quase em lágrimas“.
“Estamos todos em suspense”, reconhece também Halil Taşkın.
Na memória dos cidadãos da cidade turca, continuam os grandes sismos de 2023 que abalaram também a Síria, e que mataram 55 mil pessoas.
“Verdadeiro terramoto” em Istambul será de “mais de 7”
O terramoto desta quarta-feira aconteceu na falha de Kumburgaz, uma das que está mais próxima de Istambul e onde ocorrem “muitos sismos”, como escreve o geólogo turco Naci Görür na rede social X.
O especialista em sismos acredita que este não será o grande terramoto tão esperado na cidade, mas alerta que “aumenta o stress acumulado por essa falha”, o que torna mais provável a sua ruptura.
“O verdadeiro terramoto será de mais de 7” de magnitude, aponta ainda o geólogo, apelando ao Governo e às autoridades locais para prepararem Istambul para o pior cenário.
ZAP // Lusa