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“Negócio ruinoso”: portugueses reclamam 5,7 milhões ao Deutsche Bank

S_Kohl / Depositphotos

60 clientes acusam o banco de “promessas falsas” sobre investimento em títulos ligados à antiga Portugal Telecom.

Será decidido nos próximos meses pelo Juízo Central Cível de Lisboa se o Deutsche Bank terá ou não de indemnizar em 5,7 milhões de euros clientes portugueses.

Segundo reporta a CNN, em causa está a emissão de um produto financeiro complexo em 2013, feita pelo ramo do banco alemão Notes PT2020. Estes investimentos eram títulos de dívida ligados a obrigações da Portugal Telecom, que era na altura a maior empresa de telecomunicações portuguesa.

Agora, 60 investidores portugueses acusam o banco de se “aproveitar da falta de conhecimento” sobre “assuntos financeiros”. Os clientes acusam o banco de “lhes vender um produto financeiro complexo, cujos termos eram incompreensíveis para pessoas comuns“. Acusam ainda o Deutsche Bank de ter “capturado para si lucros excessivos” em consequência desses investimentos.

De acordo com a petição inicial que despoletou o caso, numa escala de 1 a 9 os clientes inserem-se numa posição de “grau de conhecimentos financeiros limitados”, em posições entre os 3 e os 4 pontos.

“Nunca manifestaram em parte alguma estar dispostos a assumir os riscos de uma empresa brasileira, a Oi, riscos esses que nunca lhes foram comunicados“, dizem os clientes.

As perdas foram de cerca de 80% para cada cliente, e vão desde o 20 mil aos 200 mil euros, de acordo com a documentação entregue.

O Deutsche Bank “ganhou um total de, pelo menos, 18,566% com a emissão e venda das Notes PT2020, a expensas dos clientes, que sofreram perdas de 87,431% do investimento”.

O banco argumenta que “ao contrário do que se pretende fazer crer com a narrativa carreada, não são investidores inexperientes, não tinham falta de conhecimento quanto ao produto que subscreveram e na sua maioria tinham já um histórico anterior na subscrição de produtos estruturados”.

ZAP //

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