O famoso chocolate do Dubai chegou a Portugal e está a levar a uma corrida aos supermercados, com o produto a esgotar num instante. No meio da loucura, já se vendem tabletes por dezenas de euros na OLX e na Vinted.
O chocolate do Dubai é a última grande tendência no mercado de consumo mundial. À boleia de influencers, o produto tornou-se viral nas redes sociais, e despoletou uma verdadeira loucura em vários países do mundo.
Na verdade, o verdadeiro chocolate do Dubai só se pode comprar nos Emirados Árabes Unidos, mas as recriações do produto já andam por aí, lançadas por várias marcas.
A Lindt Portugal colocou à venda, neste mês, a sua versão, que prontamente esgotou.
Agora, o Lidl também está a vender o seu chocolate do Dubai, o que tem gerado uma verdadeira corrida aos supermercados da marca. Há mesmo alguns relatos de trocas de agressões por causa da enorme procura, e da consequente falta do produto.
A consumidora Joana R. Dias, uma designer gráfica portuguesa, partilhou nas redes sociais, a sua experiência de compra do chocolate do Dubai no Lidl, num vídeo que tem sido partilhado por várias pessoas.
Joana R. Dias refere que foi “super cedo” ao supermercado, logo às 8 da manhã, e que já lá estava uma dezena de pessoas que foram directamente para a prateleira dos chocolates, logo que o espaço abriu.
A designer gráfica diz que viu cada pessoa a “tirar aos sete” chocolates da estante. E nota que, finalmente, só conseguiu “três tabletes”, que lhe foram dadas por “um senhor que estava com 20 na mão”.
Juro que às vezes tenho vergonha de ser português. Corrida ao chocolate do Dubai no Lidl?? 🥸
É que o papel higiénico na COVID sempre tinha uma causa nobre, limpar o cú…
pic.twitter.com/1caBxmsutG— o dono da cooperativa (@donocooperativa) March 21, 2025
A versão do chocolate do Dubai do Lidl, produzida através da marca J. D. Gross que pertence à rede de supermercados, está a vender-se por 4,99 euros a tablete. Mas na plataforma Vinted, onde se podem vender produtos em segunda mão, há anúncios a venderem a mesma versão por 60 euros.
Nesta plataforma, há ainda quem esteja a pedir 120 euros por uma tablete de 200 gramas identificada como “real Dubai chocolate”, sublinhando que é feito mesmo nos Emirados Árabes Unidos.
No OLX, outra plataforma de vendas online, também é possível encontrar anúncios com o chocolate do Dubai a preços elevados.
Uma anunciante, por exemplo, está a vender uma tablete por 30 euros, indicando que é o chocolate “original” que “trouxe directamente do Dubai”.
Há ainda quem peça 50 euros por uma tablete, notando que se trata de “chocolate de pistáchio de edição limitada” e que está “esgotado no comércio“.
Outros anúncios fazem referência ao facto de se ter tornado “viral” no TikTok, e há quem esteja a vender um pacote de 10 unidades por 60 euros.
A loucura está instalada. Mas será que o chocolate do Dubai vale mesmo a pena? Terá de experimentar para poder tirar as suas próprias conclusões.
Mas recomenda-se que deixe passar a loucura, para depois, o poder comprar com toda a tranquilidade.
A mentalidade de rebanho no seu melhor.
Isto só pode vir da mesma malta que na altura do covid decidiu limpar as estantes onde se encontrava o papel higiénico… Não há esperança para a raça humana…
Que mundo irracional!! Os influencers são um veneno para um povo com uma mentalidade básica.
Vivemos numa sociedade atrasada, medieval ou mesmo primitiva. As reacções humanoides a certas questões são importadas do ADN Neandertal.
… Esta è mesmo caso para dizer, que quem compra isto, com todo o marketing subjacente … Anda mesmo a comer chocolates com a testa … ! …
Se as pessoas soubessem que o chocolate do Dubai é feito com bosta de camelo, se calhar já não o achavam tão bom…
E de repente, eis que à custa de uns “trocos” os árabes conseguem fazer numa semana o que os suíços e belgas levaram décadas a conseguir. Só espero que esta febre não provoque a inflação dos preços do chocolate no geral. Mas provavelmente será apenas mais uma tendência – relâmpago incitada pelas redes sociais, para a semana aparece, o mirtilo da Gronelândia ou o café da Suécia e já ninguém se lembra do chocolate do Dubai.
A especulação é o cancro da democracia.