Todos nós, alguma vez na vida, já jogamos o jogo do galo, nem que fosse só para passar tempo, mas a verdade é que quebrar as regras deste jogo pode torná-lo ainda mais divertido.
Para o caso de já não se recordar, este jogo é jogado numa grelha de 3 × 3, com os jogadores a jogarem à vez para colocarem o seu símbolo — um X ou um O — num dos espaços. O vencedor é o primeiro a colocar três dos seus símbolos numa linha horizontal, vertical ou diagonal.
Segundo o New Scientist, podemos provar que dois bons jogadores terminam sempre o jogo num empate, utilizando um algoritmo chamado pesquisa exaustiva que examina todas as possibilidades para chegar a uma conclusão.
Neste caso, podemos utilizá-lo para calcular todas as jogadas que cada jogador pode fazer, até chegarmos a uma série de possíveis finais futuros. Estes são avaliados como uma vitória, uma derrota ou um empate.
De seguida, trabalhamos para trás, analisando as decisões que levaram a esses finais. Em cada ponto de decisão, analisamos o jogador a quem será oferecida a escolha e assumimos que agirá no seu próprio interesse, até descobrirmos a jogada seguinte.
Num tabuleiro em branco, existem nove espaços nos quais o primeiro símbolo pode ser colocado. Para cada uma dessas possibilidades, há oito lugares onde o segundo símbolo pode ser colocado e, para cada um deles, há sete maneiras de o primeiro jogador responder, e assim por diante.
Assim, temos quase um milhão de posições, o que não é muito para um computador procurar. Fazendo esta análise a partir de um tabuleiro em branco, verificamos que, se ambos os jogadores jogarem na perfeição, o resultado é sempre um empate.
O facto de saber que só pode ganhar se o seu adversário fizer alguma coisa disparatada pode tornar o jogo um pouco aborrecido. No entanto, algumas reviravoltas divertidas podem apimentar as coisas.
Peter Rowlett, professor de matemática, podcaster e autor na Universidade de Sheffield Hallam, no Reino Unido, dá algumas ideias para tornar este jogo mais desafiante e divertido.
Uma alteração simples consiste em inverter o objetivo do jogo. Aqui, os jogadores colocam ‘Os’ e ‘Xs’ da forma habitual, mas o primeiro a conseguir três seguidos perde.
Uma outra forma de jogar é jogar o jogo selvagem, ou seja, em cada jogada, os jogadores escolhem se querem colocar um ‘X’ ou um ‘O’, sendo que a pessoa que adicionar o terceiro símbolo correspondente numa fila é declarada vencedora, seja qual for o símbolo. Pode ser muito difícil pensar que o seu adversário pode ganhar utilizando a linha que está a começar a criar.
Também pode aumentar a grelha. Experimente jogar quatro vezes seguidas numa grelha 4 × 4. Ou jogar numa grelha maior do que a linha vencedora, com a diferença adicional da gravidade. Pode até jogar num tabuleiro infinito. Coloque o seu símbolo à vez, com o objetivo de obter cinco numa fila, aumentando a grelha conforme necessário.
Existem muitas outras variedades. Talvez possa pensar na sua própria. Para Rowlett, “ajustar as regras e examinar o resultado é o coração criativo do pensamento matemático, e é ótimo encontrar tanto para explorar neste jogo simples”.