/

Monstruoso motor de 1953 toneladas é o maior de sempre alimentado a metanol

WinGD

Nova tecnologia da WinGD quer revolucionar os combustíveis dos navios, atualmente grandes poluidores dos oceanos.

O novo motor a metanol X-DF-M de dez cilindros e 92 furos da WinGD, comprada pela China State Shipbuilding Corporation (CSSC) em 2016, tem 1.953 toneladas e uma potência máxima de 64.500 quilowatts.

É considerado, segundo a Interesting Engineering, um “coração gigante” que pode ditar o futuro dos navios: tem sistemas de propulsão mais ecológicos e é o mais potente motor alimentado a metanol até à data.

O metanol tem sido estudado nos últimos tempos enquanto fonte de alimentação mais sustentável, num setor onde se emitem mais de 940 milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono.

A combustão do metanol gera menos gases com efeito de estufa e produz níveis mais baixos de óxidos de azoto e de partículas do que os combustíveis marítimos tradicionais.

Agora, o motor X-DF-M deverá ser instalado no quarto navio de uma série de navios porta-contentores de 16 000 TEU em construção para a COSCO Shipping Lines no estaleiro COSCO Shipping Heavy Industry (Yangzhou).

“À medida que o interesse no metanol e a clareza regulamentar aumentam, prevemos que a plataforma X-DF-M se tornará um contribuidor fundamental para a redução das emissões de gases de efeito estufa do transporte marítimo global”, disse o CEO da empresa, Dominik Schneiter.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.