/

Registados dois sismos “silenciosos” em Silves. IPMA vai investir 4,5 milhões no site

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) registou dois pequenos sismos nesta quarta-feira de madrugada, em Silves, no Algarve, depois de anunciar que vai melhorar o site que não aguenta os acessos durante um grande terramoto.

Nesta madrugada, registou-se um sismo de magnitude de 2.7 na escala de Richter por volta das 3:11 horas da manhã, com epicentro a cerca de 25 km a nordeste de Silves, conforme o comunicado do IPMA.

Um minuto depois, a terra voltou a tremer na mesma zona com um sismo de magnitude 2.9.

Foi ainda registado, durante a madrugada, um sismo de magnitude 2,7 nos ilhéus das Formigas, na ilha de Santa Maria, nos Açores.

Já nesta quarta-feira de manhã, pelas 10:43 horas, registou-se um sismo de magnitude 2.6 com epicentro a cerca de 25 km a norte-nordeste de Montalegre.

Foram sismos a que podemos chamar de “silenciosos”, uma vez que quase não foram sentidos pelas populações, ao contrário do que aconteceu na segunda-feira, pela uma da tarde.

Nessa altura, a região de Lisboa foi abalada por um sismo de 4,7 na escala de Richter, com epicentro a 14 quilómetros do Seixal.

IPMA investe 4,5 milhões no site após quebras devido ao excesso de acessos

O sismo de de segunda-feira também foi sentido noutras zonas do país, e levou muitas pessoas a procurarem informação no site do IPMA. Mas o excesso de acessos levou a uma quebra no funcionamento do site.

Eram 13:24 horas quando a terra tremeu, e o houve mais de “420 mil” acessos ao site do IPMA, segundo dados enviados pela entidade ao Público.

Durante cerca de 30 minutos, “o tráfego foi 8,5 vezes o tráfego diário médio anual“, aponta ainda o IPMA, assumindo que o site “já não está dimensionada para essa capacidade”.

Assim, a entidade anuncia que vai investir “4,5 milhões de euros, ao abrigo do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] e do Orçamento de Estado, para reforçar a rede energética e informática, bem como a infraestrutura de monitorização geofísica/sísmica e de alerta precoce de tsunamis”.

Este investimento deverá permitir “ultrapassar os constrangimentos verificados”, anuncia ainda o IPMA.

Além da página do IPMA na Internet, é possível acompanhar a situação sismológica através da app [email protected].

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.