Portugal tem um “homem das cavernas”. Mas não vive sozinho. Vive com a Rádio

DE MOCHILA ÀS COSTAS

Jorge Leandro, o eremita que vive numa gruta na Serra da Arrábida há mais de 50 anos

Jorge Leandro tem 91 anos e mora numa gruta na Serra da Arrábida há mais de 50. Desengane-se, contudo, quem acha que o “homem mais isolado de Portugal” vive sozinho. Na realidade, vive com a Rádio.

Dia 13 de fevereiro celebra-se o Dia Mundial da Rádio.

Da Rádio amiga. Da Rádio que liga, que é música, informação e companhia.

Jorge Leandro que o diga. Mora sozinho numa gruta na Serra da Arrábida há mais de 50 anos. É descrito como o “homem mais isolado de Portugal”… mas só quando o rádio não tem pilhas.

Em Sesimbra, onde nasceu a 16 de outubro de 1933, “não há ninguém que não o conheça”. Mas, fora daquele meio, pouco se sabe sobre este misterioso ‘homem das cavernas’. Até porque Jorge prefere proteger-se do alarido.

“Já corri com os gajos da televisão”, confessou ao “De Mochila Às Costas”.

Após quatro meses de insistência, em abril do ano passado, o youtuber conseguiu convencer Jorge a mostrar-lhe o seu mundo.

Jorge, que teve uma vida liga à pesca, conta que não tem casa por opção própria: “não quis! Disse logo que não queria a casa (…) Tinha uma casa da Câmara, mas eles não me davam a casa de graça. Tinha de pagar a renda”.

Desde então, Jorge faz uma vida feliz, numa das grutas da Serra da Arrábida. Nunca casou nem teve filhos. Diz ter um sobrinho com quem mantém contacto. Não se considera uma pessoa isolada: “tenho uma cama para dormir (…) pior estão os que não têm uma cama para dormir e a cama deles são só papelões”.

“Gosto de viver lá. A minha casa é aquela, até morrer“.

A Rádio amiga, companheira

O eremita muito falou sobre quanto era feliz naquela vida… até que as pilhas acabaram. Não as dele, mas sim as da melhor amiga…

Quando o youtuber voltou ao encontro de Jorge, para continuar a reportagem, o ex-pescador não estava tão bem disposto. Não tinha pilhas no rádio.

“Epá, até parece que fico mais chateado quando não tenho música em casa. [O rádio] é a minha companhia”, confessou.

Mas, naquele dia, o problema era muito maior. Jorge queria ouvir o relato do jogo entre Benfica e Sporting.

Quando a equipa “De Mochila Às Costas” voltou com as pilhas, Jorge parece ter voltado a sintonizar-se à alegria da vida. Já podia ouvir o dérbi. “Vou apoiar o Benfica”, disse.

É magia da Rádio.

Miguel Esteves, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.