Oito castores pouparam 1,2 milhões à Chéquia: obra parada há 7 anos ficou pronta numa semana

Heróis improváveis na paisagem do Rio Moldava: família de castores assumiu construção de barragens planeada há sete anos, e fê-lo no local ideal: “os castores venceram-nos”.

Uma colónia de castores, na área de paisagem protegida de Brdy, puseram patas à obra e construíram barragens, criando uma nova zona húmida natural.

A obra, encarada com elogios e humor, está a ser noticiada por todo o mundo, não é apenas engraçada: os esforços dos castores pouparam às autoridades checas 30 milhões de coroas checas (cerca de 1,2 milhões de euros).

O feito torna-se ainda mais notável sabendo que a colónia foi muito, mas muito mais rápida do que a burocrática administração local: os castores fizeram em oito dias o que os humanos não conseguiram fazer em 7 anos.

A administração da Área de Paisagem Protegida de Brdy procurava obter licenças para um projeto de revitalização no valor de 30 milhões de coroas, destinado a restaurar a zona húmida. Mas enquanto os funcionários navegavam pelo labirinto de regulamentos, os castores assumiram a obra, avançou no final de janeiro a Radio Prague Internacional.

A colónia construiu uma série de barragens num instante, exatamente no local onde as autoridades tinham planeado criar uma zona húmida. Os castores escolheram um local ideal — uma vala de desvio construída há anos pelos militares para drenar a área.

Bohumil Fišer, diretor da Administração da Área de Paisagem Protegida de Brdy, mostrou-se muito admirado com o trabalho dos castores.

“A Gestão Florestal Militar e a Bacia do Rio Vltava estavam a negociar entre si a criação do projeto e a resolução de questões relativas à propriedade dos terrenos. Os castores venceram-nos, poupando-nos 30 milhões de coroas checas. Construíram as barragens sem qualquer documentação do projeto e de graça”, brincou.

“Os castores são capazes de construir uma barragem numa noite, duas noites no máximo. Enquanto as pessoas têm de obter licenças de construção, aprovar o projeto de construção e arranjar dinheiro para o fazer. Mas é claro que um escavador a trabalhar por conta própria poderia construí-la em cerca de uma semana”, disse o zoólogo Jiří Vlček.

Os ambientalistas elogiaram os castores pela criação de uma zona húmida próspera que irá suportar uma série de espécies, incluindo o raro lagostim-pedra e vários anfíbios.

Atualmente, reside na zona uma família de europeus, com cerca de oito castores, e outros vivem nas proximidades.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.