Recorrendo a técnicas como o mapeamento GPS e o radar 3D de penetração no solo, uma equipa descobriu agora túneis sob o Castelo Sforza que se assemelham a um esboço de Leonardo da Vinci com 500 anos.
Uma rede de túneis subterrâneos, que se crê ter sido desenhada por Leonardo da Vinci há mais de 500 anos, foi descoberta sob o histórico Castelo Sforza de Milão. Os investigadores sugerem que estas estruturas recentemente identificadas, que fazem parte das primeiras defesas militares da fortaleza, podem ser apenas o início de um complexo oculto mais vasto.
O Castelo Sforza, situado no centro de Milão, data de meados do século XIII. Ao longo dos séculos, sofreu modificações significativas, sendo que apenas cerca de um sexto da sua estrutura original se mantém atualmente de pé.
Por volta de 1495, o senhor que governava Milão encomendou a Da Vinci e a outros artistas a decoração dos interiores do castelo. Durante este período, da Vinci também produziu esboços das fortificações, incluindo várias passagens que se tinham perdido ao longo do tempo – até agora.
“Ainda existem passagens subterrâneas, algumas das quais estão abertas a visitas públicas”, disse Francesca Biolo, historiadora de arquitetura da Universidade Politécnica de Milão, ao Live Science. “Mas tornou-se claro que pode haver muito mais nestes caminhos do que aquilo que é atualmente conhecido e acessível”.
Como parte da sua investigação, Biolo colaborou com as autoridades do Castelo Sforza e com a empresa de engenharia Codevintec Italiana para desenvolver novas técnicas de digitalização de estruturas históricas. A equipa utilizou tecnologia de ponta como a digitalização a laser, mapeamento GPS, radar 3D de penetração no solo e fotogrametria para criar modelos virtuais detalhados dos espaços subterrâneos.
“Os resultados foram muito mais significativos e intrigantes do que tínhamos previsto”, revelou Biolo. O estudo revelou salas adicionais num segundo nível subterrâneo, bem como uma passagem anteriormente desconhecida que corre paralela a uma já existente. Estas descobertas estão muito próximas das fortificações ilustradas por Da Vinci nos seus esboços de 1495.
Embora a experiência de da Vinci em defesas militares esteja bem documentada, os investigadores não podem confirmar a extensão do seu envolvimento direto na construção destas passagens. “Leonardo da Vinci era um grande conhecedor das estruturas militares do seu tempo”, explicou Biolo. “No entanto, não é possível determinar a dimensão exata do seu papel na conceção destas estruturas”.
Apesar do entusiasmo em torno destas descobertas, a escavação continua a ser impraticável devido a constrangimentos estruturais e urbanos. “Todos nós gostaríamos de explorar fisicamente estes espaços”, disse Biolo, ‘mas é essencial respeitar a integridade do sítio e as limitações da cidade’.
Com a tecnologia avançada a continuar a revelar elementos ocultos da história de Milão, os investigadores continuam a ter esperança de que venham a surgir mais informações sobre o passado subterrâneo do Castelo Sforza.