Vénus, o “planeta do amor”, vai ficar mais brilhante para celebrar o Dia dos Namorados

NASA

Venus, captado pela sonda Magellan da NASA

Os mais românticos terão um presente astronómico no Dia de São Valentim, com Vénus a atingir o seu pico de brilho no céu noturno.

Os entusiastas de astronomia vão ter uma surpresa celestial neste Dia dos Namorados, quando Vénus, o planeta batizado em honra da deusa romana do amor, atingir o seu brilho máximo no céu noturno. A 14 de fevereiro, o deslumbrante planeta brilhará com uma magnitude de -4,9, o que o tornará o mais brilhante até setembro de 2026.

Atualmente dominando o céu após o pôr do sol como a “estrela da noite”, Vénus atingiu o seu ponto mais alto a 10 de janeiro e descerá gradualmente em direção ao brilho do Sol até 22 de março. O seu aspeto mais brilhante cai quase exatamente a meio deste período, tornando meados de fevereiro a altura ideal para observar o planeta, relata o Live Science.

A visibilidade e o brilho de Vénus resultam da sua posição no sistema solar. Sendo o segundo planeta a contar do Sol, é sempre visto mais perto do Sol a partir da Terra e apresenta fases semelhantes às da Lua.

A 14 de fevereiro, Vénus estará apenas 27% iluminado, mas parecerá excecionalmente brilhante devido à sua proximidade da Terra. No dia 1 de março, o crescente diminuirá para 14%, o que faz com que esta seja a melhor altura para os observadores do céu o vislumbrarem através de telescópios ou binóculos.

O brilho extraordinário do planeta não se deve apenas à sua proximidade da Terra. Vénus é quase do tamanho da Terra e está coberto por nuvens altamente refletoras, que contribuem para a sua aparência brilhante.

Este Dia dos Namorados oferece uma oportunidade perfeita para os românticos observadores de estrelas se maravilharem com a beleza de Vénus.

À medida que o planeta continua a sua viagem, o seu brilho irá diminuir gradualmente antes de desaparecer no brilho do Sol no final de março. Reaparecerá então no céu antes do amanhecer, atingindo o seu maior brilho matinal a 27 de abril.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.