Há 1000 anos já se usavam máscaras de “tartaruga ninja” no Ártico

Metropolitan Museum of Art

Um exemplo de óculos de proteção para a neve esculpidos em marfim de morsa

Os óculos de neve Thule são uma proteção para os olhos esculpida em marfim de morsa, que ajudava à sobrevivência das temperaturas baixas do Ártico. São originários do Canadá e terão sido criados há cerca de 1000 anos.

Os óculos de neve Thule, fabricados, como o próprio nome sugere, pelo povo Thule que viveu no Alasca e no norte do Canadá entre 800 e 1600, são um exemplo muito antigo de um acessório utilizado para proteger os olhos da neve e do gelo do Ártico.

Estes óculos despertam a atenção por serem muito semelhantes aos lenço usados pelos famosos desenhos animados Tartarugas Ninja.

Pelo seu formato e mais concretamente pela sua cor, os óculos de neve Thule que estão em exposição no Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque (EUA), fazem lembrar o personagem Michelangelo.

Tony Gonzalez / Everett Collection / Depositphotos

Tartarugas Ninja

Esculpidos em marfim de morsa, como refere a Live Sicnece, os óculos foram fabricados algures há entre 800 e 1200 anos. Medem 12,7 centímetros de largura e 2,9 cm de altura, e podem ter tido tiras para os fixar ao rosto de alguém – tal como acontece com as Tartarugas Ninja.

Este exemplar agora apresentado pelo museu nova-iorquino foi recolhido por volta de 1930 por um agente da Real Polícia Montada do Canadá no norte da ilha de Baffin, no território de Nunavut.

O facto de terem sido encontrados em todo o Ártico sugere que são uma proteção ocular altamente eficaz.

Óculos desenhados ao milímetro

Os óculos Iggaak – como são conhecidos na língua inuktitut – foram desenhados aopormenor. As suas fendas oculares largas e estreitas serviam para proteger o utilizador das queimaduras solares do globo ocular, bem como do gelo e da neve que sopram, permitindo ao mesmo tempo um amplo campo de visão.

Este exemplar em concreto está decorado com gravuras de linhas duplas, espigões e formas em Y, que provavelmente eram importantes para o utilizador.

De acordo com o Museu do Norte da Universidade do Alasca, citado pela Live Science, o povo Thule – considerado o antepassado dos inuítes modernos – aperfeiçoou várias adaptações ao Ártico, como a criação de casas de neve ou iglus, a caça de mamíferos marinhos, a utilização de cães para puxar trenós.

Além disso, os Thule eram peritos em costura; utilizavam peles de animais para fazer tendas e vestuário.

Os Iggaak são considerados uma das primeiras formas de óculos de proteção do mundo. Atualmente, no entanto, a maioria dos inuítes usa óculos de sol contemporâneos com lentes polarizadas em vez dos tradicionais óculos de neve. Já não se fazem tartarugas ninja como dantes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.