Governo espanhol vai propor redução das horas de trabalho semanais

partyofeuropeansocialists / Flickr

Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol

O governo espanhol vai aprovar, esta terça-feira, a redução da jornada semanal de trabalho para 37,5 horas. Na prática, dá menos meio hora de trabalho por dia.

O governo de Espanha vai aprovar esta terça-feira, em Conselho de Ministros, um anteprojeto de lei para a redução da jornada de trabalho de 40 para 37,5 horas semanais sem perda de salário.

Em termos práticos, como referiu a ministra do Trabalho, Yolanda Díaz, em declarações à Rádio Nacional de Espanha (RNE), “os espanhóis vão ganhar meia hora por dia”.

De acordo com os meios de comunicação espanhóis, esta medida será aprovada com caráter de urgência, para que entre em vigor ainda em 2025.

À rádio Cadena Ser, o ministro da Economia, Carlos Cuerpo, alertou, no entanto, que a aprovação desta medida não será tarefa fácil. O ministro sublinhou que a redução da jornada de trabalho terá de ser “sustentável ao longo do tempo”.

Este projeto lei deverá chegar ao parlamento até ao verão, onde serão apresentadas alterações antes da sua aprovação final.

A redução da carga de trabalho semanal é uma das principais lutas do Governo de esquerda, constituído pelo Partido Socialista (PSOE), do primeiro-ministro Pedro Sánchez, e o Somar, de Yolanda Díaz.

Na semana passada, o governo de Espanha também decidiu aumentar em 50 euros o salário mínimo, elevando o montante para 1.184 euros brutos por mês.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.