Guerra: conversas entre EUA, Rússia e Ucrânia estão a “correr muito bem”, diz Trump

(dr) Presidência da Ucrânia

Volodymyr Zelenskyy com Donald Trump

Presidente dos EUA confiante mas sem revelar mais detalhes. Enviado especial Keith Kellogg sugere cedências dos dois lados.

As conversas com vista ao fim da guerra na Ucrânia já começaram entre EUA, Rússia e Ucrânia. E estão a correr bem, segundo Donald Trump.

Na noite passada, em conversa com os jornalistas, o presidente dos EUA contou: “Temos reuniões e conversas com diversas partes, incluindo Ucrânia e Rússia. E acho que essas discussões estão na verdade a correr muito bem“.

Trump, que tinha garantido terminar com a guerra em 24 horas depois de tomar posse, não adiantou detalhes sobre essas alegadas conversas.

Também neste domingo, Keith Kellogg, enviado especial da administração Trump para Ucrânia e Rússia, sugeriu cedências dos dois lados para a guerra terminar.

“Volodymyr Zelenskyy já deixou indicações de que vai suavizar a sua posição sobre o que está a acontecer no terreno. E Vladimir Putin também vai ter que suavizar as suas posições”.

Recorde-se que o presidente da Ucrânia já disse, várias vezes, que nunca vai ceder território do seu país à Rússia – que ocupa cerca de 20% da Ucrânia.

Mas o mesmo Zelenskyy já admitiu que o exército ucraniano está a passar por muitas dificuldades nas batalhas com o russo e que é preciso “diplomacia”.

Keith Kellogg afirmou que as conversas vão continuar num futuro próximo, dizendo que as negociações estão a ser “boas para os dois lados”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.