Uma “doença misteriosa” matou 18 pessoas, que sucumbiram repentinamente, entre 23 casos de infeção registados no sudoeste da Nigéria, na cidade de Ode-Irele, disseram hoje responsáveis sanitários nigerianos citados pela agência noticiosa francesa AFP.
Oficiais de saúde do Estado de Ondo indicaram que foram registadas 23 infeções e 18 mortes por uma “doença misteriosa” que surgiu no “início da semana, na cidade de Ode-Irele”.
Os sintomas desta doença foram confirmados pela Organização Mundial de Saúde e são dor de cabeça, perda de consciência e de peso, distúrbios de visão, seguidos de morte em 24 horas.
Os testes realizados até agora não indicaram se se trata de uma doença viral, nem especificamente do vírus Ébola, disse o porta-voz do Estado nigeriano de Ondo, Kayode Akinmade.
O mesmo responsável referiu que especialistas da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde nigeriano, tal como outros parceiros, encontram-se já em Ode-Irele para investigar a infeção desconhecida.
O Hospital Universitário de Lagos está já a analisar amostras de fluidos corporais das pessoas infetadas, segundo um porta-voz da OMS.
/Lusa
A Organização Mundial de Saúde anda a fazer mais experiências em África. É triste mas sob o pretexto de que vão ajudar, aproveitam-se das populações mais carenciadas para testar medicamentos novos, vírus e vacinas.
Deus tenha piedade