Vai comprar um carro? Eis a lista dos automóveis mais seguros

Mercedes

Mercedes-Benz Classe E

O Mercedes-Benz Classe E consagrou-se como o modelo automóvel mais seguro avaliado pelo Euro NCAP. Nas categorias de carros familiares, destacam-se o Passat da Volkswagen e o Superb da Skoda.

A segurança é um fator decisivo na escolha de um automóvel novo, além do tipo de veículo e motorização. Para auxiliar os consumidores, o Euro NCAP (European New Car Assessment Programme) avalia veículos em diversas categorias de segurança, destacando os modelos mais seguros. Em 2024, o Mercedes-Benz Classe E sobressaiu como o automóvel com a melhor pontuação geral.

O Classe E, modelo executivo com preço inicial de 62 750 euros em Portugal, obteve as melhores avaliações nas quatro categorias analisadas: proteção de passageiros adultos (92%), proteção de passageiros infantis (90%), proteção de peões (84%) e tecnologias de apoio à segurança (87%).

Além da Mercedes, o Grupo Volkswagen também está em destaque. Os modelos Passat (Volkswagen) e Superb (Skoda), ambos construídos na mesma plataforma, foram reconhecidos como líderes na categoria de grandes familiares devido ao elevado desempenho em segurança.

O Passat obteve 93% na proteção de adultos, 87% na proteção de crianças, 82% na proteção de peões e 80% nas tecnologias de apoio à segurança. Já o Superb teve, respetivamente, 93%, 87%, 82% e 80%.

Na categoria de grandes SUVs, a vitória ficou com o Mazda CX-80, que obteve 92% na proteção de adultos, 88% na proteção de crianças, 84% na proteção de peões e 79% nas tecnologias de apoio à segurança.

Já entre os pequenos SUVs, o ZEEKR X, de origem chinesa, destacou-se entre 20 concorrentes avaliados, conseguindo 91% na proteção de adultos, 90% na proteção de crianças, 84% na proteção de peões e 83% nas tecnologias de apoio à segurança Este modelo, reconhecido como o SUV elétrico mais seguro, chegará ao mercado português em 2026.

Michiel van Ratingen, secretário-geral do Euro NCAP, elogiou as fabricantes pelo compromisso com a inovação e segurança. “As marcas estão a priorizar a segurança dos consumidores, como deve ser”, afirmou.

Com o aumento da concorrência e avanços tecnológicos, os consumidores têm à disposição modelos cada vez mais seguros, evidenciando o esforço contínuo das fabricantes globais para proteger motoristas, passageiros e pedestres.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.