/

Quanto ganha uma empregada doméstica em Espanha? Uma ninharia… Ou uma fortuna…

Um vídeo divulgado por um influencer no TikTok tornou-se viral porque uma imigrante peruana em Espanha revela quanto ganha no país, a trabalhar como empregada doméstica — lançando o debate sobre se é muito, ou pouco.

O influencer Kike Vasquez publica vídeos nas suas redes sociais sobre a comunidade imigrante da América Latina na Europa. Num deles, aparece a imigrante peruana Elida que vive há quatro anos em Espanha.

Esta mulher partilhou com o “tiktoker” que ganha entre 1500 a 2 mil euros a fazer trabalhos como empregada doméstica, realizando limpezas e serviços como cozinheira.

“Trabalho uma jornada completa num lugar e faço horas noutro”, revela, salientando que o “truque é organizar os horários e saber gerir o tempo“.

“Pode-se ganhar bem, embora nem sempre seja fácil”, diz ainda Elida no vídeo que chamou a atenção das redes sociais, e onde também se queixa do alto custo de vida em Espanha, realçando que tem de planear muito bem as suas despesas.

Gasto por mês aproximadamente 800 a 900 euros vivendo não tão confortavelmente a partilhar um apartamento com outras pessoas”, nota a imigrante.

“O quarto individual custa 350 e com o tempo esse valor vai aumentando”, queixa-se, salientando que o resto é para pagar transportes públicos, telefone, serviços básicos e alimentação.

Apesar de tudo, ainda consegue poupar uma parte do salário, nomeadamente para enviar uma parte à família no Peru, onde o salário mínimo é de 1.130 soles, cerca de 292 euros.

@kikevasquez20 Esto gana una latina en España en una trabajo y horas extras y esto gasta #migrantes #trabajoespaña #viral #latinosenespaña #mundotiktok #mujeresqueinspiran ♬ sonido original – Kike Vasquez

É muito ou pouco? O debate está lançado

Nas reacções ao vídeo com Elida, há quem não acredite nos valores revelados pela imigrante peruana. Mas também há quem admita que “se está só e sem carga familiar, pode ser que tire esse salário”, “trabalhando de segunda a segunda”.

“1500 euros perante o custo de vida é como o salário mínimo“, desabafa, por seu lado, um utilizador do TikTok.

Outro utilizador da rede social que diz que ganha mil dólares (cerca de 970 euros) por semana nos EUA, nota que Elida é “mal paga”.

Os salários médios para empregadas domésticas nos EUA, são, realmente, superiores, aos que se praticam em Espanha, rondando entre os 25 e os 45 dólares por hora (entre 24 e 44 euros), conforme a cidade e o tipo de trabalho realizado.

Em comparação, em Espanha, o valor oscila entre 8,30 e 10 euros por hora.

Para ganhar 2 mil euros, não deve “descansar nada”, lamenta outra utilizadora do TikTok.

“Já não é rentável ir trabalhar para Espanha”

Há quem lamente que é imigrante “há 15 anos” e que só chega aos “900 euros”.

“Isso não ganho eu nem com três trabalhos”, queixa-se outro utilizador da rede social, sem revelar onde trabalha.

“Espanha é dura”, pois “é tudo muito caro”, acrescenta ainda outra utilizadora. E há quem conclua que “já não é rentável ir trabalhar para Espanha“, sobretudo devido ao alto custo da habitação.

“Eu ganho mais de 2 mil aqui em Itália, mas não tenho tempo nem para me sentar como ela num quarto, e gasto 600 na casa e mais outros 700 noutros gastos”, atira outra utilizadora do TikTok.

Finalmente, uma outra empregada doméstica revela que “há cinco anos, em Itália, ganhava 2800 [euros]”. “As coisas pioraram, pelo que vejo”, conclui.

Susana Valente, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.