Ex-ministro António Couto dos Santos encontrado morto no Citygolf de Matosinhos

3

DR

O ex-Ministro da Educação António Couto dos Santos

O antigo ministro social-democrata António Couto dos Santos foi encontrado morto, esta segunda-feira, depois de ter caído num lago no Citygolf, em Matosinhos.

António Couto dos Santos, de 75 anos, foi por três vezes ministro de Aníbal Cavaco Silva, gerindo as pastas da Educação, Assuntos Parlamentares e da Juventude, tendo antes sido secretário de Estado da Juventude, Qualidade de Vida e Ambiente.

Foi encontrado morto, na manhã desta segunda-feira, no Citygolf, na Senhora da Hora, em Matosinhos, revelaram à Lusa fontes dos Bombeiros de São Mamede de Infesta e do PSD.

Segundo a fonte dos bombeiros, o corpo do antigo governante estava a boiar num lago do campo. O seu corpo seguiu para o Instituto de Medicina Legal do Porto.

De acordo com a fonte da Lusa, a PJ mandou retirar a água do lago onde foi encontrado o corpo, para tentar encontrar o taco que se encontra desaparecido – mas essa informação foi, entretanto, desmentida pelo Citygolf.

O alerta foi dado pelas 11h30 e, à chegada dos meios ao local, o homem já se encontrava morto, acrescentou. O clube de golfe encontra-se encerrado.

Numa nota de pesar publicada no Facebook, o Citygolf esclareceu que o antigo governante “efetuava uma volta de treino teve a infelicidade de cair no lago do buraco 7 em circunstâncias ainda em investigação”.

Engenheiro Químico de formação, Couto dos Santos foi Ministro Adjunto do Primeiro Ministro e da Juventude (1987-1991), Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares (1991-1992) e da Educação (1992-1993).

Foi também deputado à Assembleia da República pelo distrito de Setúbal entre 1987 e 1995; e por Aveiro entre 2009 e 2015.

Até à invasão russa à Ucrânia, foi cônsul honorário da Rússia no Porto, tendo apresentado a sua recusa a esse cargo em fevereiro de 2022.

Fora da política, Couto dos Santos foi presidente do Conselho da Administração da Casa da Música, no Porto, tendo sido o responsável pela conclusão das obras e pela abertura da sala de espetáculo ao público, a 15 de abril de 2005, e vice-presidente do Sporting Clube de Portugal, entre 1999 e 2002.

Esteve também ligado à Associação Empresarial de Portugal (anteriormente chamada Associação Industrial Portuense) durante 13 anos, onde desempenhou cargos de administração em diversas empresas do grupo (Exponor, Europarque, Eurisko, Parque-Invest e AEP).

Passou pelo Movimento Associativo Estudantil, entre 1975 e 1983, tendo sido Membro da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico e do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa.

António Couto dos Santos era natural de Forjães, Esposende.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

3 Comments

  1. quem havia de dizer que um PSD andava metido com os Russos, era um PSD e foi governante, logo a influencia Politica estava em linha da frente.
    Não seria de estranhar que o cargo fosse dado a um PCP, ou MRPP, ou BE, não, éra um PSD . E esta, hein?!
    . Esse tal de PSD são uma Historia muito mal contada. Por detrás da Retorica e das Aparencias, está o piorio que há à face da Terra. à frente uma coisa, por detrás outra

    • estranho mesmo.
      É um dia com menos jogadores, é ideal para conversas a sós.
      Autopsia foi inconclusiva, deve ter sido vitima dos tais perfumes russos.
      Agora, os amigos do Putin, afinal nao era só o PCP, que se ponham em alerta com os perfumes.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.