“Facada nas costas”. Apoiantes de Trump acusam-no de mentir sobre imigração

3

Jim Lo Scalzo / EPA

Donald Trump em comício na Pensilvânia

Há norte-americanos que votaram em Donald Trump que estão desiludidos com as recentes declarações do futuro presidente dos EUA, defendendo um tipo de visto para imigrantes que interessa a Elon Musk.

Há quem fale numa “facada nas costas” e quem sinta um “estalo na cara” depois de Donald Trump ter dito que o país precisa de “muitos” imigrantes.

Depois das insistentes e contínuas posições anti-imigração, Trump apoiou publicamente a posição de Elon Musk quanto ao programa de vistos H-1B que se destina a contratar imigrantes qualificados para as indústrias tecnológicas.

As empresas de Elon Musk, designadamente a Tesla e a Space X, podem ser especialmente beneficiadas com este tipo de visto.

E as palavras de Trump estão a revoltar alguns dos seus apoiantes que temem que muitos americanos podem ser “sacrificados”, perdendo os seus empregos para estrangeiros.

Insinuações sobre a “mediocracia” dos americanos

“A razão pela qual estou na América, juntamente com tantas pessoas críticas que construíram a SpaceX, a Tesla e centenas de outras empresas que tornaram a América forte, é por causa do H-1B”, escreveu Elon Musk na sua rede social X, o antigo Twitter.

Vivek Ramaswamy, futura co-líder de Elon Musk no Departamento de Eficiência Governamental que o magnata vai presidir na Casa Branca, salientou também no X que “a cultura americana venerou a mediocracia acima da excelência“, justificando, assim, porque é que as empresas contratam trabalhadores estrangeiros.

Trump diz que EUA precisam de “muitos” imigrantes

Trump corroborou as ideias de Musk quanto à necessidade de trabalhadores estrangeiros qualificados, notando que sempre sentiu que os EUA devem ter “as pessoas mais competentes”.

“Precisamos de pessoas competentes. Precisamos de pessoas inteligentes a virem para o nosso país; precisamos de muitas pessoas a virem“, sustentou o futuro presidente dos EUA.

“Sempre fui a favor dos vistos”, disse ainda Trump em declarações ao The New York Post, notando que tem muitos trabalhadores com vistos H-1B nas suas propriedades.

Sempre acreditei no H-1B. Usei-o muitas vezes. É um grande programa”, realçou ainda.

“Uma facada nas costas”

Muitos apoiantes de Trump que votaram nele nas eleições presidenciais de 2024, parecem só agora estar a descobrir esta posição quanto aos vistos H-1B e sentem-se traídos, acusando o “seu” presidente de “mentir”.

Na plataforma Reddit, um destes apoiantes sente estas palavras de Trump como “um estalo na cara”. “Parece que está a ceder à pressão das grandes tecnológicas e a Elon Musk“, nota.

“Não votámos nele para aumentar a imigração legal”, salienta ainda.

Outro apoiante revoltado diz na mesma plataforma que não votou “na globalização e na importação de pessoas de países que nos odeiam”.

“Estou sem um trabalho decente há muito, muito tempo, e estou farto“, lamenta outro utilizador do Reddit que acredita que “Trump acabou de dar aos democratas uma vitória a meio do mandato em 2026”.

Há quem estenda as críticas a Elon Musk, questionando se foi isto que o magnata “sempre quis”. “Foi por isso que trabalhou tanto para eleger Trump?”, pergunta uma utilizadora do Reddit que fala numa “facada nas costas”.

Deviam ter vergonha do que dizem sobre os americanos“, conclui esta utilizadora.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

 

3 Comments

  1. There isn’t such a thing as a Free Lunch, e com certeza Elon Musk, não se esforçou por amor ao Trump. Se os seus apoiantes se sentem traídos, não fossem parvos.

    8
    1
  2. Agora os apoiadores do “BIG ORANGE” começaram a ver que as promessas de campanha eram somente promessas e que ele irá fazer o governo da forma mais conveniente para ele e não para os idiotas que votaram nele. ISSO É SÓ O COMEÇO !!! HUA HUA HUA

    7
    2
  3. Confundir ilegais com legais é pura ignorância! Do entrem todos ou entrem quem queremos e apenas legalmente…. Não vejo contra sendo nenhum!

    2
    1

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.