Novo campus de data centers em Lisboa vai criar 600 postos de trabalho

Merlin Properties

Parque Logístico Lisboa Norte (PLLN)

Um novo complexo de data centers (plataformas de armazenamento e gestão de dados) vai chegar a Lisboa em 2027 e criar 600 postos de trabalho.

Vai chegar a Portugal, mais concretamente a Vila Franca de Xira, um dos maiores campus de data centers da Europa.

O investimento poderá atingir os mil milhões de euros e espera-se que venha trazer 600 postos de trabalho.

As obras começaram em novembro espera-se que a primeira fase do espaço – inserida na Plataforma Logística de Lisboa Norte (PLLN) – esteja pronta em 2027.

Em entrevista ao jornal Público, Jack Carnemark, diretor executivo da Edged Energy e fundador da Endeavour, que desenvolveu o projeto do Lisbon Campus em parceria com a Merlin Properties, afirma estar orgulhoso “por contribuir para o rápido crescimento da economia digital em Portugal”.

Ao mesmo jornal, a Câmara de Vila Franca de Xira garante que o empreendimento não necessitará de avaliação de impacto ambiental, com a justificação de que vai ser desenvolvido de acordo com os parâmetros urbanísticos e ambientais já aprovados para este lote da PLLN.

A Merlin Properties explicou que o projeto contempla cinco data centers de classe mundial, projetados para fornecer 180MW de potência crítica, utilizando 100% de energia renovável.

Portugal sempre foi um mercado estratégico para a Merlin, representando uma parte significativa do nosso portefólio. Estes data centers, como nova classe de ativos que está a impulsionar o crescimento da empresa, irão colocar Portugal numa posição de destaque”, disse, ao Público, Ismael Clemente, fundador e diretor executivo da Merlin Properties.

“O país beneficia de uma localização privilegiada para comunicações por cabos submarinos, uma rede elétrica robusta e energia renovável, num ambiente que favorece o investimento, promove a inovação e oferece fundamentos económicos altamente atrativos”, enalteceu.

Além da infraestrutura de armazenamento de dados e inteligência artificial, como destaca o Público, o projeto contempla espaços de formação e investigação, e extensas áreas verdes, com painéis fotovoltaicos.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.