Os chefes da diplomacia dos Estados Unidos e Cuba, John Kerry e Bruno Rodriguez, reuniram-se, esta noite, na Cidade do Panamá, na véspera da Cimeira das Américas, protagonizando um encontro histórico.
O Departamento de Estado norte-americano publicou, na sua conta na rede social Twitter, uma fotografia mostrando um aperto de mão entre o secretário norte-americano e o ministro dos Negócios Estrangeiros cubano, no primeiro encontro entre chefes da diplomacia de ambas as nações em mais de meio século.
Segundo fontes diplomáticas norte-americanas, a última reunião entre chefes da diplomacia dos Estados Unidos e Cuba remonta a setembro de 1958.
Outro encontro histórico se avizinha, entre o Presidente cubano, Raúl Castro, e o homólogo norte-americano, Barack Obama.
Raúl Castro chegou na noite desta quinta-feira ao Panamá para participar, pela primeira vez, na Cimeira das Américas, durante a qual irá manter um histórico encontro com Obama.
O avião presidencial cubano aterrou no aeroporto internacional do Panamá por volta das 19:10 (01:00 em Lisboa), 25 minutos depois da chegada de Barack Obama ao país centro-americano.
O encontro bilateral entre Raul Castro e Barack Obama vai decorrer à margem da VII Cimeira das Américas, que se inicia hoje e conta com a presença de 35 líderes.
Secretary @JohnKerry shakes hands with Cuban Foreign Minister Bruno Rodríguez on sidelines of Summit of the Americas. pic.twitter.com/w1JfEwlXUx
— Department of State (@StateDept) 10 abril 2015
/Lusa
Reconciliação Cuba-EUA
-
28 Novembro, 2016 Trump ameaça liquidar acordo com Cuba
-
14 Setembro, 2016 Obama renova embargo económico a Cuba
-
13 Agosto, 2016 Trump não quer pagar a Cuba danos do embargo americano