Animal “em elevado estado de decomposição” deu à costa junto à fábrica de cimento da Cecil. Autoridades estão a tentar removê-lo das rochas, “se entretanto o mar não a levar.”
Uma baleia deu à costa no sábado na zona de Setúbal, e as autoridades ainda estão a tentar remover o corpo do animal do local, disse esta terça-feira o comandante do Porto local.
“A Polícia Marítima está a avaliar com o ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) e agora com os serviços municipalizados da Câmara [de Setúbal] para a tentativa de remoção, se entretanto o mar não a levar”, referiu à Lusa o comandante do Porto de Setúbal, Marco Augusto.
De acordo com o também responsável pela Polícia Marítima de Setúbal, o corpo da baleia, “em elevado estado de decomposição”, ficou arrojada numa zona de pedras, junto à fábrica de cimento da Cecil.
“Agora tem de se diligenciar para retirar de lá o animal. Ou seja, estão as entidades em avaliação”, apontou.
Embora não seja muito comum, baleias dão à costa portuguesa com alguma frequência.Em agosto do ano passado, uma cria de baleia deu à costa na Praia da Vieira, em Leiria. Em janeiro de 2016, por exemplo, uma baleia de 10 toneladas deu à costa junto da praia de Carcavelos, com a Câmara de Cascais a ver-se forçada a gastar 20 mil euros com a operação de remoção do animal.
ZAP // Lusa