O Manchester United confirmou, esta sexta-feira, a contratação de Rúben Amorim. O treinador fará a mudança para Inglaterra na paragem das seleções.
Rúben Amorim será Red Devil [Diabo Vermelho] até junho de 2027, deixando o comando técnico do Sporting, campeão e líder do campeonato nacional de futebol.
“O Manchester United tem o prazer de anunciar a contratação de Rúben Amorim para treinador da equipa principal masculina (…) O contrato será válido até junho de 2027, com a opção de um ano adicional”, anunciou o clube inglês, em comunicado.
Na nota do clube inglês é referido ainda que o técnico permanecerá nos leões até 11 de novembro, pelo que ficará à frente da equipa portuguesa mais três encontros: dois para a Liga – Estrela da Amadora e Sporting de Braga – e um para a Liga dos Campeões – Manchester City.
It’s done.
Bem-vindo ao Manchester United, Ruben Amorim 🇵🇹🤝🔴#MUFC
— Manchester United (@ManUtd) November 1, 2024
O antigo médio ruma ao mais importante campeonato do mundo aos 39 anos, após apenas sete temporadas como treinador, num percurso iniciado no Casa Pia e com passagem pelo Sporting de Braga, antes de, em 2019/20, chegar aos leões, a troco dos 10 milhões de euros da cláusula de rescisão.
Rúben Amorim assinou um contrato válido até junho de 2027 pelos Red Devils, que, após nove jornadas, ocupam a 14.ª posição da Premier League, com 11 pontos, a 12 dos rivais e tetracampeões Manchester City, que lideram.
United apresenta o “entusiasmante” Amorim
“Rúben Amorim é um dos jovens treinadores mais entusiasmantes e altamente cotados do futebol europeu. Entre os seus títulos, destacam-se a conquista da Primeira Liga por duas vezes em Portugal com o Sporting CP, a primeira das quais foi o primeiro título do clube em 19 anos”, lê-se no comunicado do Manchester United.
Ruud van Nistelrooy continuará a dirigir a equipa até à chegada de Amorim.
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Sporting dá conta da transferência, informando que o Manchester United vai pagar 11 milhões de euros (ME) pelo técnico.
Além disso, os ‘leões’ terão “um benefício de 1,658 ME relativos à extinção de direitos de crédito, registados como passivos e passivos contingentes, em consequência da revogação e renegociação de contratos referentes a comissões de intermediação”.
Sporting já terá substituto
De acordo com A Bola, a SAD do Sporting já sabia que Rúben Amorim não iria ficar a longo prazo no comando dos leões e já se tinha preparado para a sua saída.
O treinador da equipa B, João Pereira, deverá ser o sucessor da equipa principal.
O antigo internacional português soma três passagens pelo Sporting como jogador, de 2009/2010 a 2011/2012, de 2015/2016 a 2016/2017 e em 2020/2021. O ex-lateral direito foi inclusive campeão nacional sob o comando de Rúben Amorim.
Na época 2022/2023, João Pereira tornou-se o treinador dos sub-23 e na época presente tornou-se o técnico da equipa B do emblema de Alvalade.
ZAP // Lusa