O Strava está a revelar dados confidenciais de líderes mundiais através dos guarda-costas

1

Etienne Laurent / EPA

A aplicação de condição física Strava, utilizada por guarda-costas, está a revelar o paradeiro de grandes líderes mundiais – quer seja em viagens oficiais ou não.

Uma investigação do diário francês Le Monde revelou, este domingo, que movimentos vários líderes mundiais podem ser obtidas facilmente em linha através do Strava.

O Le Monde apurou que alguns membros do Serviço Secreto usam essa app de condição física, muito popular entre atletas, principalmente corredores e ciclistas (quer sejam amadores ou profissionais), para registarem as suas atividades e partilharem os seus resultados com terceiros.

O Le Monde apurou ainda que existiam utilizadores do Strava entre os guarda-costas dos presidentes francês, Emmanuel Macron, e russo, Vladimir Putin.

No caso dos Estado Unidos, o Serviço Secreto garantiu ao jornal francês que a proteção de Joe Biden nunca esteve em causa.

Strava denuncia grandes líderes

O diário traçou os movimentos dos guarda-costas de Macron para determinar que este passou um fim-de-semana na Normandia, na instância balnear Honfleur, em 2021. A viagem era privada e não estava listada na agenda oficial.

Outro exemplo avançado diz respeito a Joe Biden, com o Strava usado por um guarda-costas a revelar a localização do hotel onde o presidente norte-americano esteve em San Francisco. Nesse local ocorreram para negociações com o seu homólogo chinês, Xi Jinping, em 2023.

Poucas horas antes da chegada de Biden, o agente esteve a fazer ‘jogging’ nas cercanias do hotel e a usar o Strava, o que revelou o seu trajeto.

Os jornalistas do diário francês identificaram 26 agentes dos EUA, 12 do Grupo de Segurança do Presidente da República francês e seis do Serviço de Proteção Federal russo, todos com a responsabilidade da segurança presidencial.

Estes agentes tinham contas públicas no Strava, o que permitiu seguir em linha os seus movimentos, incluindo durante viagens profissionais.

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

  1. Esta gente que é suposto ter um trabalho secreto anda a dormir?! Isto já aconteceu recentemente com militares americanos. Esta gente não aprende?! Po!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.