O mundo dos coleccionadores tornou-se um mundo lucrativo para muita gente. Ficam aqui meia dúzia de negócios que se destacaram.
Sempre houve coleccionadores, sempre houve pessoas interessadas em objectos antigos; alguns muito antigos.
Mas parece que a nostalgia “bateu forte” durante os primeiros meses da COVID-19. Talvez por causa da sensação de algum conforto; ou de recuar a tempos felizes – que não eram a realidade naquela altura; ou de controlar as colecções, já que não se consegue controlar pandemias.
Ou então era uma maneira de enveredar por um novo negócio, praticamente sem ter que conviver com outras pessoas.
A internet facilitou este mundo dos coleccionadores.
Nesse contexto, o portal Slashgear recorda 6 dos dispositivos electrónicos mais antigos que se tornaram muito caros em leilão.
iPod – edição especial U2
Foi uma das variações, uma edição especial, do mítico iPod. Esta talvez a mais famosa: criada há 20 anos com foco nos U2. Tinha autógrafos de todos os músicos da banda irlandesa. Quando o iPod deixou de ser produzido, esta versão U2 foi vendida por 90.000 dólares (hoje 83.000 euros) num leilão há 10 anos.
Atari CX3000 – protótipo do teclado do Graduate Computer
Focada nos jogos de vídeo, mas também em computadores, por vezes a Atari tentava juntar as duas componenses. O Graduate Computer foi um exemplo desses. Recuamos a 1983 para tentar encontrar essses protótipos…que são raros. No ano passado, um desses exemplares foi vendido por 56 mil euros – é “só” 40 vezes mais do que o valor original.
Kenbak-1
Há quem diga que este foi o primeiro computador pessoal (PC). O microprocessor pioneiro, construído num circuito integrado de chips lógicos transístor-transístor. Não tinha monitor, unidade de disco, teclado ou qualquer outro dispositivo de entrada como conhecemos hoje. Já foi comercializado há mais de 50 anos. E só teve direito a 50 exemplares – só haverá 14 resistentes agora. No mês passado foi vendido por 110.000 euros.
iPhone com 4GB
Havia versões de 8GB e 16GB, na altura deste lançamento histórico da Apple. É fácil adivinhar qual foi a versão que ficou para trás. Um “flop” que no entanto virou peça interessante para coleccionadores: há um ano foi vendido por 122.000 euros.
PlayStation da Nintendo
Não, não nos enganámos. Houve uma PlayStation da Nintendo, numa parceria com a Philips. Tal como o exemplo anterior, embora num contexto diferente, foi um fracasso. Entretanto foi vendida por… 276.000 euros.
Apple I
Por fim, o primeiro computador da Apple. Comercializado em 1976, feito à mão – todos os 200 exemplares – pelo histórico Steve Wozniak. Mais uma vez no início da pandemia, no final de 2020, foi vendido por quase 680.000 euros.