O novo arroz tem mais proteínas e um indíce glicémico tão baixo como 25, em comparação com o índice de 70 do arroz branco tradicional. Os cientistas antecipam que esteja disponível para venda daqui a dois anos.
O arroz, um alimento básico para mais de 3,5 mil milhões de pessoas em todo o mundo, é também um dos principais fatores que contribuem para o aumento dos casos de diabetes.
Em resposta a esta preocupação crescente com a saúde, os cientistas desenvolveram uma nova variedade de arroz com um índice glicémico significativamente mais baixo e um teor de proteínas mais elevado, oferecendo potencialmente uma alternativa mais saudável para as os diabéticos.
Num estudo recente publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, os investigadores destacam a sua nova variedade de arroz como um passo crucial para a segurança alimentar e nutricional global. Este arroz mais saudável poderá desempenhar um papel fundamental na gestão das dietas e na redução de futuros casos de diabetes, especialmente na Ásia, onde ocorrem mais de 60% dos casos de diabetes a nível mundial e onde o arroz é um alimento básico.
O arroz branco tradicional, com um índice glicémico entre 70 e 72, pode causar picos acentuados nos níveis de açúcar no sangue, colocando desafios significativos às pessoas com diabetes tipo 2. Em contrapartida, a nova variedade de arroz tem um índice glicémico tão baixo quanto 25, o que o torna uma opção mais saudável.
Os investigadores do IRRI utilizaram o seu extenso banco de genes de arroz para analisar 380 amostras de sementes ao longo de uma década, identificando marcadores genéticos para um índice glicémico mais baixo e um maior teor de proteínas, explica a Vice.
Através do cruzamento de duas variedades de arroz – Samba Mahsuri, conhecido pela qualidade do grão, e IR36 amylose extender, conhecido pelo seu elevado teor de amilose e baixo índice glicémico – criaram a descendência ao longo de várias gerações. O resultado é um arroz que se parece com o arroz branco tradicional, mas que oferece benefícios nutricionais significativamente melhores.
Atualmente, a nova variedade de arroz está a ser testada em mais de 10 províncias das Filipinas, com planos de cultivo futuro na Índia. Os investigadores esperam que esteja disponível no mercado nos próximos dois anos.