Chris Martin lembra The Beatles e Harry Potter para avisar que só vão criar mais dois álbuns, além do que será apresentado ainda nesta semana.
No Dia Mundial da Música, que se assinala nesta terça-feira (1 de Outubro), não era assim que milhões de fãs gostariam de assinalar a data.
Não é para já, mas Chris Martin anunciou quando é que os Coldplay vão deixar de gravar álbuns.
Nesta semana, quando se fala em novidades musicais, a maioria das conversas deve ir parar ao grupo britânico, que lança um novo álbum na próxima sexta-feira.
Moon Music será o 10.º álbum de estúdio de uma das bandas de maior sucesso deste século – mas, de repente, agora fala-se mais sobre o 12.º álbum.
As palavras de Chris Martin explicam esta mudança do foco: “Só vamos fazer 12 álbuns. Mesmo, isso é real. Sim, prometo “.
Ou seja, o grupo só vai produzir mais dois trabalhos discográficos ( o da próxima sexta-feira já foi produzido, como é obvio).
O vocalista acha que “menos é mais”. Prefere produzir canções de alta qualidade, mesmo que sejam menos, em vez de estar na música durante muitas décadas, mas com qualidade cada vez menor.
“É muito importante que tenhamos esse limite”, explicou o cantor num podcast da Apple Music.
Sem revelar o ano do último álbum, Chris Martin citou The Beatles ou Harry Potter para justificar este limite: “Só existem sete livros de ‘Harry Potter’. Só existem 12 álbuns e meio dos Beatles, quase o mesmo do Bob Marley. Ter esse limite significa que o controlo de qualidade está muito alto agora”.
O que não ficou claro é se o último álbum será sinónimo de fim dos Coldplay. O grupo pode optar por parar de gravar em estúdio, mas continuar em concertos, em digressões.
Para já, continuam na digressão “Music of the Spheres” – sim, a mesma que criou uma loucura em Portugal – que tem o fim previsto para daqui a um ano.