Zelenskyy, um “corpo estranho” na Trump Tower

1

(dr) Presidência da Ucrânia

Volodymyr Zelenskyy com Donald Trump

Presidente da Ucrânia sai satisfeito dos EUA, mas o encontro “muito produtivo” teve um terceiro elemento naquele “tango”.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse estar grato pelo encontro “muito produtivo” desta sexta-feira com o candidato republicano às presidenciais nos Estados Unidos, Donald Trump, que tem criticado o apoio militar norte-americano a Kiev.

“Apresentei-lhe o nosso plano de vitória e discutimos detalhadamente a situação na Ucrânia e as consequências da guerra para o nosso povo“, assinalou Zelenskyy numa mensagem na rede X, após a reunião com o ex-líder da Casa Branca na Torre Trump, em Nova Iorque.

“Ambos queremos que isto acabe e ambos queremos que seja feito um acordo justo para todos”, afirmou Trump ao lado de Zelenskyy, depois do encontro de cerca de 40 minutos, mostrando confiança de que “isso acontecerá na altura certa”.

O político republicano disse igualmente que, tal como Zelenskyy, o Presidente russo, Vladimir Putin, também deseja o fim do conflito que iniciou em fevereiro de 2022 e que “isso é uma boa combinação para um acordo justo para todos”.

Para Trump, ainda é “muito cedo” para partilhar as suas iniciativas sobre o fim da guerra, após ter dito no passado que conseguiria acabar com ela em 24 horas, referindo apenas que tem as suas ideias sobre o assunto, tal como Zelensky terá as suas.

“Nem deveria ter começado”, completou no fim da frase o Presidente ucraniano, num comentário que mereceu a concordância de Trump, que fez ainda uma referência à reconstrução de “um belo país”, ao que Zelenskyy aproveitou para deixar um convite ao candidato republicano para o conhecer pelos seus próprios olhos.

Mas, à entrada para o encontro, Donald Trump acrescentou um terceiro elemento à conversa: Vladimir Putin.

“Temos uma relação muito boa (com Zelenskyy) e também tenho uma relação muito boa com o presidente Putin, como sabe”, afirmou o ex-presidente dos EUA.

“Espero que tenhamos melhores relações”, respondeu o líder do Governo ucraniano.

Trump reforçou que acha mesmo que vai conseguir acabar rapidamente com a guerra, mas avisou: “Sabem, são precisos dois para dançar o tango”.

No geral, como descreve o Handelsblatt, o presidente da Ucrânia parecia um “corpo estranho” quando chegou à Trump Tower, o local desta reunião.

Com a sua camisola de lã, calças e botas pesadas, caminhou pelo chão de mármore passando por colunas douradas. Ficou quase uma cabeça abaixo de Trump, enquanto o americano às vezes ficava a olhar para o ar, noutras vezes acenava com a cabeça.

As mensagens foram claras desde o início e, apesar do “politicamente correcto” e da promessa de união de esforços, as diferenças entre os dois tornaram-se claras.

Biden-Kamala

Esta reunião entre Donald Trump e Volodymyr Zelenskyy aconteceu um dia depois de um encontro do Presidente ucraniano na Casa Branca com Joe Biden e a vice-Presidente norte-americana, Kamala Harris, após uma deslocação ao Congresso.

“A Rússia não vencerá”, declarou Biden. Para “ajudar a Ucrânia a vencer esta guerra”, o líder dos Estados Unidos tinha anunciado antes um “aumento da ajuda à segurança”, mas sem dar a luz verde esperada por Kiev para disparar mísseis norte-americanos de longo alcance em solo russo.

“Esta guerra pode ser ganha e uma paz justa pode ser concluída, mas apenas com os Estados Unidos”, argumentou Volodymyr Zelenskyy, que apresentou o seu “plano de vitória” para pôr fim à invasão russa.

“O meu apoio ao povo ucraniano é inabalável”, assegurou-lhe também a Kamala Harris, durante uma reunião separada.

“Há pessoas no meu país que gostariam de forçar a Ucrânia a abandonar grandes partes do seu território soberano, (…) estas são propostas de capitulação, o que é perigoso e irresponsável”, acrescentou, numa alusão ao adversário republicano, Donald Trump, nas presidenciais de 5 de novembro.

No geral, o presidente da Ucrânia sai satisfeito dos EUA: “Todas as discussões ocorreram conforme necessário”, disse no seu discurso diário.

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

  1. Para< Trump , qualquer holofote serve ! …o que mais me admira é a presença de Zelenskyy ao lado do palhaço "Bébé Trump" , Ingenuidade de Zelenskyy , então o caso é grave para todos nós ? ! ….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.