Bastante confiante na segurança do ecossistema iOS / App Store e da sua impermeabilidade a vírus, a Apple anunciou que decidiu remover todas as aplicações de antivírus e malware da sua App Store.
A grande maioria dos utilizadores do sistema operativo iOS não utiliza qualquer antivírus no seu dispositivo.
O iOS é reconhecido precisamente pela sua segurança, não apenas porque a maior parte dos vírus e malware para plataformas mobile ser desenvolvido para o Android, mas também devido à forma de validação dos serviços disponíveis na App Store.
Cm efeito, ao efectuar um controlo rigoroso de todas as aplicações publicadas na App Store, a Apple consegue que a sua loja seja considerada de confiança e a possíveis ameaças.
Bastante confiante em si própria, a Apple decidiu agora remover da App Store todas as aplicações antivírus e contra malware, alegando que os equipamentos iOS – tanto os iPhones como os iPads – não necessitam desse tipo de protecção.
Os utilizadores do VirusBarrier iOS, da Intego, a mais popular aplicação antivirus para iOS, não necessitam de ficar preocupados.
Embora a aplicação, tal como as restantes, tenha sido eliminada da App Store, os futuros updates necessários, nomeadamente as definições de vírus, continuarão a ser disponibilizados – apenas não serão descarregados na App Store.
Também a Kaspersky Lab já se pronunciou sobre a decisão da Apple, lamentando-a, uma vez que tinha planeado criar um antivírus próprio para o iOS.
Esperemos apenas que não se venha a verificar um caso de “depois de porta destrancada, casa roubada”.
ZAP / tecnologia.com.pt